Poderá também gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A Igreja Católica e o Nacional Socialismo

Segundo tradução de Olavo de Carvalho de um artigo de Joseph Sobran

a Igreja Católica protestou contra o assalto hitlerista à liberdade”
(Albert Einstein)

“Uma palavra de sincera e profunda apreciação é devida pelos judeus ao Vaticano por sua intervenção em Berlim e Vichy em favor de seus correligionários torturados na França...

Foi uma iniciativa incentivada, honrosamente, por um bom número de católicos, mas para a qual o próprio Santo Padre, com sua intensa humanidade e sua clara compreensão das verdadeiras e mortais implicações dos assaltos contra o povo judeu, não precisou ser incentivado por ninguém.”
(Jornal Jewish Chronicle, de Londres, em 1942)

“Nestes tempos duros, nossos pensamentos, mais que nunca, voltam-se com respeitosa gratidão ao Soberano Pontífice, que fez tanto pelos judeus em geral... No nosso pior momento de provação, a generosa ajuda e o nobre apoio da Santa Sé foram decisivos.

Não é fácil encontrar as palavras adequadas para expressar o alívio e o consolo que o magnânimo gesto do Supremo Pontífice nos deu, oferecendo vastos subsídios para aliviar os sofrimentos dos judeus deportados.

Os judeus romenos jamais esquecerão esses fatos de importância histórica.”
(Dr. Alexandre Safran, rabino-chefe da Romênia, 1944)

“Para a glória perene do povo de Roma e da Igreja Católica Romana, podemos afirmar que o destino dos judeus foi aliviado pelas suas ofertas verdadeiramente cristãs de assistência e abrigo.

Mesmo agora, muitos ainda permanecem em lares religiosos que abriram suas portas para protegê-los da deportação e da morte certa” (Boletim de uma Brigada Judaica em Roma, após a libertação dos aliados.)


“Se fomos resgatados, se os judeus ainda estão vivos em Roma, venham connosco e agradeçamos ao Papa no Vaticano.” (Um sobrevivente, citado num diário hebraico de Israel)

“Recebemos relatórios de nossos capelães militares na Itália sobre a ajuda e a protecção dos judeus italianos pelo Vaticano, pelos padres e pelas instituições da Igreja durante a ocupação nazista do país.

Estamos profundamente comovidos diante dessa extraordinária manifestação de amor cristão – tanto mais porque sabemos dos riscos corridos por aqueles que se prontificaram a abrigar os judeus.

Do fundo de nossos corações enviamos a V. Santidade a expressão de nossa imorredoura gratidão.” (Um Comitê da Junta Judaica Americana de Bem-Estar Social, escrevendo ao próprio Pio XII)


“Agora que os Aliados vitoriosos quebraram nossas cadeias e nos libertaram do cativeiro e do perigo, que nos seja permitido expressar nossa profunda e devota gratidão pelo conforto e ajuda que Vossa Santidade se dignou de nos garantir com paternal preocupação e infinita ternura ao longo dos anos de nosso internamento e perseguição...

Ao fazê-lo, Vossa Santidade, como a primeira e a mais alta autoridade na Terra, ergueu sua voz universalmente respeitada, em face de nossos perigosos inimigos, para defender abertamente nossos direitos e a dignidade humana...

Quando estávamos ameaçados de deportação para a Polónia, em 1942, Vossa Santidade estendeu sua mão paternal para nos proteger, e deteve a transferência dos judeus internados na Itália, com isto salvando-nos da morte quase certa.

Com profunda confiança e esperança de que a obra de Vossa Santidade será coroada com sucesso continuado, expressamos nossos agradecimentos de coração e rogamos ao Todo-Poderoso: Que Vossa Santidade possa reinar por muitos anos na Santa Sé e exercer sua benéfica influência sobre o destino das nações.” (Carta de veteranos de um campo libertado, a Pio XII)


Congresso Judaico Mundial enviou um telegrama à Santa Sé, agradecendo pela protecção dada “sob condições difíceis, aos judeus perseguidos na Hungria sob domínio alemão”.

Agradeço ao Papa e à Igreja, do fundo do meu coração, por toda a ajuda que nos deram.” (O rabino-chefe de Jerusalém, Isaac Herzog)


“Eu disse a ele que meu primeiro dever era agradecer-lhe, e através dele a toda a Igreja Católica, em nome do público judeu, por tudo o que fizeram em todos os países para resgatar judeus - para salvar as crianças e os judeus em geral.

Estamos profundamente agradecidos à Igreja Católica pelo que ela fez naqueles países para salvar nossos irmãos. (Moshe Sharett, um eminente sionista, resumindo a sua entrevista pessoal com o Papa.)


O Dr. Leon Kubowitzky, do Conselho Mundial Judaico, ofereceu uma vasta doação em dinheiro ao Vaticano, “em reconhecimento pela obra de Santa Sé ao resgatar judeus das perseguições fascista e nazista”.

“A Igreja Católica e o papado deram prova de que salvaram tantos judeus quanto puderam". (Raffaele Cantoni, do Comitê Judaico de Bem-Estar Social da Itália)

PIO XII: Salvou mais Judeus que todos os humanistas seculares combinados

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto e nem responderás só com links.
6. Escreverás "Deus" e não "deus", "Bíblia" e não "bíblia", "Jesus" e não "jesus".
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.