Poderá também gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Os 10 argumentos mais usados pelos ateus


Eu escrevo muito pouco sobre a apologética "Cristianismo vs Ateísmo", e há um bom motivo por trás dessa minha escolha. Foi nas salas de conversação e nos blogues ateus que eu dei os meus primeiros passos na teologia. Desde esses dias até hoje, eu nunca mais ouvi algo de novo por parte dos ateus. Parece que muitos ateus actuais (alguns gostam de usar o título "neo-ateus" como forma de se distinguirem dos ateus filosoficamente mais profundos do passado) têm muito pouco para acrescentar à discussão. Para ser justo, a maior parte dos apologistas Cristãos também não têm muito para acrescentar.

No entanto, cheguei à conclusão de que seria divertido comentar os 10 argumentos que mais oiço. A minha expectativa é de que eles irão expor alguns dos problemas mais óbvios com os mesmos, e talvez ajudar ambos os lados - ateus e Cristãos - a ter um material de debate mais interessante.

(...)

Vamos então analisar os 10 argumentos mais usados pelos ateus.

1. Não há evidências em favor da existência de Deus.

Existem dois problemas em relação a esta frase. Começando com a ideia de "evidência", qual é o entendimento das pessoas em relação a isso? O que é evidência suficiente para uma pessoa normalmente não é evidência suficiente para outra pessoa. Um tribunal disponibiliza inúmeros exemplos da forma como duas partes em conflito podem ter a mesma colecção do dados, o mesmo poder lógico e a mesma capacidade de raciocínio, no entanto ter interpretações diferentes em relação aos dados. O antigo ditado é verdadeiro: "os factos não determinam o argumento, o argumento é que determina os factos".

Sempre que é confrontado com a alegação de que não há evidências para a existência de Deus, normalmente o Cristão não sabe por onde começar a refutação. É tal como G. K. Chesterton chegou a dizer, perguntar a um Cristão para provar a existência de Deus é como pedir a alguém para provar a existência de civilização. O que é que se pode fazer para além de apontar e dizer "Olha, eis ali uma cadeira, e eis ali um edifício," etc. Como é que alguém pode provar a existência de civilização meramente seleccionando pedaços aqui e ali como provas suficientes em vez de ter uma experiência da civilização como um todo?

Quase tudo para onde o Cristão olha é evidência para a existência de Deus visto que ele vê a "obra" de Deus em todo o seu redor na criação. Mas isto dificilmente é evidência suficiente para o tribunal da opinião ateísta, tribunal esse que pressupõe que só o que pode ser apreendido pelos sentidos serve como evidência. Para o Cristão que acredita no Deus Transcendental, tais evidências ele já não pode oferecer; apresentar evidências *materiais* para a existência de Deus é, ironicamente, refutar a transcendência de Deus e rejeitar a fé.

A segunda parte do argumento é igualmente limitada. O que é que se tem em mente quando se fala em "existência"? Se tem em mente algo como "aquilo que começou a existir", então certamente que Deus não existe visto que Ele nunca começou a existir. Ele sempre existiu e Ele é Eterno.

2. Se Deus criou o universo, quem criou Deus?

Este é um dos argumentos mais peculiares que eu alguma vez vi e aqueles que o usam como uma espécie de "check-mate" intelectual pura e simplesmente não entendem o que os Cristãos querem dizer com a palavra "Eterno". É um argumento usado mal o teísta postula que uma "Primeira Causa" ou "Movedor Imóvel" é necessário para a existência do universo (um Ser "necessário" sobre Quem todas as outras coisas existem por meio da contingência. Alguns ateus lançam então o peso para os Cristãos afirmando, "E então quem criou Deus?"

O que é que o Cristão pode fazer perante esta questão para além de sorrir? Deus antecede todas as coisas presentes na criação, e é Eterno. Se Deus tivesse um Criador, então o Seu Criador seria Deus. Deus é Deus precisamente porque Ele não tem um criador.

3. Deus não é Todo-Poderoso se existirem coisas que Ele não consegue fazer. Deus não pode mentir, logo Ele não é Todo-Poderoso.

Bang! Derrotado.

Vamos com calma. Este argumento seria devastador-fantástico-talvez se Deus fosse mais como um dos deuses gregos, onde eles mesmos se encontravam sujeitos ao destino e limitados aos seus papéis específicos no cosmos. A doutrina Ortodoxa de Deus é muito diferente. Os Cristãos (pelo menos os Ortodoxos) olham para ontologia de Deus como algo sujeito ao Seu livre-arbítrio perefetio. Porque é que Ele é Bom? Porque Ele escolhe ser Bom. Porque é que Ele não mente? Porque Ele escolhe ser Honesto. Porque é que Deus existe numa Trindade? Porque Ele assim quis. (...)

4. Acreditar em Deus é o mesmo que acreditar na Fada Madrinha, no Pai Natal e no Monstro Spaghetti Voador.

O que eu mais gosto neste "argumento" bem gasto dos ateus é que ele serve para demonstrar o quão vastamente diferente é a crença em Deus destes mitos e destas imaginações. Quando se avalia de modo honesto a doutrina Judaico-Cristão de Deus, encontra-se milhares de anos de testemunhos humanos e desenvolvimento religioso; encontrar-se-á mártires a suportar os traumas mais horríveis na defesa da fé; ele irá encontrar nos textos religiosos descrições historicamente e geograficamente validadas; etc (estes factos, obviamente, não são "provas" mas "evidências" que exigem considerações mais fortes).

Coloquem-se estas coisas frente às histórias da Fada Madrinha, Pai Natal ou o Monstro Spaguetti, e encontramos exactamente o oposto:: nenhum testemunho de refinação religiosa, nenhum mártir, nenhuma validação histórica ou geográfica, etc. Em vez disso, encontramos mitos intencionalmente criados para as crianças, como forma de estabelecer um ponto, ou algum outro motivo. O argumento ateu é um argumento homem-palha da pior espécie.

5. O Cristianismo emergiu dentro dum povo antiquado e ignorante, desconhecedor da ciência.

De facto, estas pessoas antiquadas e ignorantes que acreditaram no nascimento Virginal do Senhor Jesus devem ter acreditado nisso porque não tinham conhecimento da forma como os bebés nascem. Incrível. O nascimento Virginal de Cristo foi um evento profundo que causou preocupação suprema aos antiquados precisamente porque eles entendiam que a concepção era impossível sem relações sexuais. O homem antigo considerava o nascimento Virginal como algo milagroso, isto é, algo impossível sem a intervenção Divina (e por essa altura, as pessoas desprezaram a ideia); o mesmo pode ser dito de todas as histórias milagrosas presentes nas Escrituras.

De facto, os antigos não tinham o telescópio Hubble, mas eles foram capazes de ver a noite em toda a sua glória, algo que quase nenhuma pessoa moderna pode dizer (graças à luminosidade moderna que distorce a nossa habilidade de ver a plenitude do céu nocturno). Em media, os povos antigos viviam mais próximos da natureza e das realidades da vida e da morte do que muitos de nós "modernos".

Em termos duma relação viva com estas coisas, os antigos estavam muito mais avançados do que nós estamos actualmente, e esta relação é essencialmente o cerne da pesquisa religiosa. Se as pessoas hoje em dia não têm curiosidade religiosa, provavelmente deve-se ao facto de passarem mais tempo com os seus iPhones do que com a natureza. Provavelmente.

Mas a alegação de que o Cristianismo foi viável no mundo antigo apenas porque teve como suporto a ignorância generalizada é uma ideia profundamente ignorante. O Cristianismo surgiu dentro duma das civilizações mais avançadas da história humana. O Império Romano não era conhecido pela sua estupidez; ele era o epicentro da inovação e de gigantes da filosofia. Eu aposto que se a pessoa comum dos dias de hoje se encontra-se dentro dum debate com uma pessoa comum da Alexandria do primeiro século, o indivíduo moderno seria totalmente humilhado na troca.

6. Os Cristãos só acreditam no Cristianismo porque nasceram numa cultura Cristã. Se eles tivessem nascido na Índia, eles seriam Hindus.

Este argumento é apelativo porque tenta rejeitar por completo as capacidades cognitivas da pessoa com base nas suas influências ambientais durante a sua infância. A ideia, de forma geral, é a de que as pessoas têm são intelectualmente tão limitas que eles não conseguem olhar para além da forma como foram criados, o que, se for levado a sério, também condenaria o ateísmo da igual modo. Mas essa é uma alegação falsa.

Tomemos como exemplo a história do povo Judeu. Vamos assumir que "ser" Judeu, em termos religiosos, é muito mais que um assunto de vinculo cultural. Ser Judeu +e ter o Judaísmo a permear a sua foram de pensar e acreditar, e a forma como se interage com o mundo. Mas é isto que se passa com a maioria dos Judeus, quer seja nos EUA, na Europa em Israel ou onde quer que seja? Seria preciso estarmos totalmente desligados para acreditarmos nisto.

O mesmo fenómeno pode ser encontrado dentro das assim-chamadas comunidades Cristãs. De facto, nascer numa casa Judeo-cêntrica ou Cristo-cêntrica nos dias de hoje é normalmente um precursor de que a criança irá crescer e abandonar a fé da sua família.

7. O evangelho não faz sentido: Deus estava Zangado com a humanidade por causa do pecado e como tal, Ele decidiu torturar e matar o Seu Filho de modo a que Ele pudesse apaziguar a sua própria raiva patológica. Quem é esquisito é Deus e não eu.

Este é, na verdade, um argumento muito bom contra algumas seitas protestantes (e eu já o usei em inúmeras ocasiões), mas não tem qualquer tipo de margem de manobra dentro da fé Cristã Ortodoxa visto que dentro dela não há um conceito de Deus que precisa de ver a Sua raiva apaziguada como forma de amar as Suas criaturas. O Pai sacrificou o Seu Filho como  forma de destruir a morte com a Sua Vida; não para apaziguar a Sua ira, mas para curar; não para proteger a humanidade da Sua fúria, mas para unir ao Seu amor. (...)

8. A História está repleta de seitas de messias mãe-filho, divindades trinitárias e coisas assim. Logo, a história Cristã é um mito tal como as outras.

Este argumento parece ser insuperável à primeira vista, mas na realidade, e usando uma analogia do basebol, é uma bola baixa. Não há discussão de que a história está repleta de histórias semelhantes àquelas que estão na Bíblia, e eu não vou perder tempo a recontá-las todas aqui. Mas este facto não deve ser de maneira nenhuma surpreendente. Na verdade, se a história não tivesse histórias semelhantes, isso sim seria problemático. Tudo o que é belo tem réplicas. A moeda falsa não prova a não-existência da moeda autêntica mas sim exactamente o contrário. Um milhar de bandas "cover" dos U2 não é evidência de que o grupo musical U2 é um mito.

Ah, mas isto não explica o facto de algumas destas histórias terem sido contadas antes dos relatos Bíblicos. Verdade. Mas imaginemos que a única história dum nascimento virginal, morte e ressurreição messiânicos só existem no Novo Testamento. Para mim, isso seria estranho. Seria estranho porque se toda a humanidade tivesse Deus como o seu Criador, mas no entanto o evento central da história humana - o evento mais importante de todas as eras - a incarnação, a morte e a ressurreição de Cristo nunca lhes tivesse passado pela mente, pelo menos numa forma turva, eles estariam completamente afastados dos mistérios mais importantes da existência humana.

Se o advento de Cristo foi real, então parece perfeitamente natural que ele tenha permeado a consciência da humanidade de alguma forma, independentemente do seu lugar na história. Seria de esperar ver a humanidade a replicar estas histórias, encontradas nas suas visões e sonhos, vez após vez a través da história; e é precisamente isso que encontrámos.

[ed: Outro argumento que pode explicar algumas semelhanças nas histórias pré-Cristãs e o Advento do Messias é o facto de, logo após a Queda do Homem, Deus ter dito "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente: esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Génesis 3:15). Da mesma forma que as histórias em torno do Dilúvio foram passadas de geração em geração, as histórias em torno da vinda da "Semente da Mulher" podem também ter passado de geração em geração, embora muitas delas se tenham pervertido com o passar do tempo.]

9. O Deus da Bíblia é Maligno. Um Deus que permite tanto sofrimento e morte não pode ser outra coisa senão Maligno.

Esta crítica é feita de muitas maneiras distintas, e para mim ele é um dos argumentos mais legítimos contra a existência Dum Deus Bom. O facto de existir sofrimento e morte é o argumento mais forte contra a crença no Deus Omnipotente, Omnisciente, Omnibenevolente. Se o sofrimento e a morte existe, isso parecer sugerir uma das duas: (1) ou Deus é amor, mas Ele não é omnipotente e não consegue impedir o sofrimento e a morte, ou (2) Deus é Omnipotente mas não Se preocupa connosco.

Eu dediquei um artigo à parte lidando com este problema, mas vamos falar aqui com o problema inerente à própria crítica.

O argumento tem como pressuposição a tese de que o bem e o mal são reais, isto é, que existe um padrão absoluto para o bem e para o mal que se sobrepõe às caprichosas "ideias" do que é bom e do que é mau num dado tempo da nossa ética evolutiva, se assim se pode dizer. Se não há uma existência real do bem e do mal - como realidade ontológica - então a acusação de que "Deus é Mau" devido a isto ou devido àquilo é, na verdade, dizer algo como "Eu pessoalmente não gosto do que vejo no mundo, e como tal, Deus não pode existir."

Gosto do que C.S. Lewis falou em relação a este assunto:
Não faz sentido falar em "tornar-se melhor" se "melhor" apenas significa "aquilo no que nos estamos a tornar" - é como nos nos congratularmos por termos  chegado a um destino e definir o destino como "o lugar onde era suposto nós chegarmos".
O que é complicado para os ateus neste tipo de debates é ficar longe de palavras carregadas de conotação religiosa. É estranho alguém que não acredita no bem e no mal objectivos condenar Deus por ser "Mau" porque Ele não atingiu a sua [do ateu] visão do que é ser "bom". Portanto, a crítica inicial é válida, mas ela é subversiva para o chão sobre o qual o ateu se encontra. Se alguém vai aceitar o bem e o mal com realidades, então ele não se encontra por completo na posição de rejeitar a Deus. Em vez disso, ele está numa posição onde ele batalha com a ideia de Deus como Um Ser Bom. (...)

10. A teoria da evolução respondeu todas as questão em torno das nossas origens. Não há necessidade de se depender de antiquados mitos ignorantes.

[ed: O autor do texto não dá uma resposta conclusiva neste ponto, e como tal, fica aqui um link onde se pode ver como os próprios evolucionistas não têm qualquer tipo de concordância em relação a aspectos cardinais da sua teoria.]

110 comentários:

  1. Lol nunca me ri tanto, o que as pessoas arranjam para justificar as suas fantasias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. O tipo de coisas que os ateus "arranjam para justificar as suas fantasias" são mesmo hilariantes.

      Eliminar
    2. A própria Evolução das Espécies não tem embasamento científico algum... e é ensinado como verdade nas escolas.
      Vejam a desonestidade intelectual dos cientistas ateus... é clara e simples de entender:
      https://www.youtube.com/watch?v=vqxycnoE1IM

      Eliminar
    3. Interessante! Você acredita naquilo que não pode provar com nenhum dos seus cinco sentidos, ler uma livro cheio de contradições com coisas mais absurdas que o senhor dos anéis e as crônicas de nárnia juntos. E diz que os ateus é que acreditam em fantasias? É isso mesmo? Creio que você está invertendo a ordem das coisas e que esteja na hora de você rever seus conceitos.
      Abraço pra você.

      Eliminar
    4. Alexandre, se Deus não existe, qual é o problema com a contradição?

      Eliminar
    5. Ora, se Deus não existe " Comamos e bebemos porque amanhã morreremos" ! corintios 15;32. Agora uma pessoa que acredita em todo tipo de quimera, que não se pode provar e dizer que ateus é que fantasiam as coisas é muito contraditório, diria até irracional.
      Abraço lucas.

      Eliminar
    6. Alexandre, não respondeste. Se Deus não existe. qual é o problema em ser contraditório?

      Eliminar
    7. Deus existe? Eu não sabia site muito bom Explica tudo

      Eliminar
    8. Parte 01-Sem a intenção de ofender a ninguém, porem exponho minhas deduções: 1)- Para um Deus, Deus mesmo, o fator tempo é apenas uma “simples” equação matemática (como o é na realidade, todavia não simples para nós). E assim o sendo ele (Deus) já saberia o que viria a acontecer “antes” de ele (Deus) executar quaisquer ações. Desta maneira seria/é extremamente infantil, para não usar adjetivos que machuquem os crédulos, demonstrações sobrenaturais e afins... Afinal com tantos “indefesos” animais sofrendo em experimentos, laboratórios, matadouros, escravizados..., um Deus se preocupar especificamente com este ser de carbono, água... Teria que ser um Deus muito perverso. Ademais como já diz aquele provérbio: “A ideia de um Ente supremo que cria um mundo no qual uma criatura deve comer outra para sobreviver e, então, proclama uma lei dizendo: “Não Matarás” é tão monstruosamente absurda que não consigo entender como a humanidade a tem aceito por tanto tempo”. 2- Somente a estrela Canis Majoris possui o volume de 2.940.000.000 de planetas terras. E esta estrela é insignificante unicamente perante nossa galáxia. Quero dizer com isto que o Homo Sapiens, (este ser comedor de cadáveres, possuidor de um ânus, genitálias, e exalando seus odores e líquidos permanentemente...), não é mais ou menos importante que as outras formas existenciais, apenas pertencente ao conjunto. Em resumo: O Homo Sapiens é ao mesmo tempo prepotente e tolo. Cria seus deuses à sua imagem, semelhança, valores (de momento) e seus limites. Vê se um Deus, se houver, “Infinito e Eterno” iria se manifestar em ações tolas de exigir virgindade, sacrifícios, fazer os tais milagres..., se já poderia “antes” ter feito a coisa certa. E mais, com tanto sofrimento ao redor de outras vidas indefesas, priorizar o homem, que é o câncer da natureza. Afinal nossa fase existencial é muito breve... Ademais como já foi dito: ele (Deus) já sabia o que viria a acontecer antes de fazer, então porque o fez? Mas viajando nesta maionese da crença humana posto mais alguns provérbios: a)- Quanto mais eu estudo as religiões, mais eu estou convencido de que o homem nunca adorou nada além dele mesmo. B)- Milagres acontecem para aqueles que acreditam neles. Por que a Virgem Maria nunca aparece para budistas, muçulmanos e hindus que não ouviram falar dela? C)- Não confio em gente que sabe exatamente o que Deus quer que elas façam. Sempre coincide com aquilo que elas próprias desejam. D)- Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar. E)- Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente. É capaz, mas não deseja? Então é malevolente. É capaz e deseja? Então por que o mal existe? Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus? F)- Se os bois e os cavalos tivessem mãos e pudessem pintar e produzir obras de arte similares às do homem, os cavalos pintariam os deuses sob forma de cavalos e os bois pitariam os deuses sob forma de bois. G)- As pessoas defendem apaixonadamente a religião que receberam de seus pais. Defenderiam com igual paixão qualquer outra fé, possivelmente oposta, se tivessem nascido em outra família, outro País (Cristãos não possuem direito de julgar um homem bomba, primeiro procurem saber como foi implantado o Cristianismo pelo mundo afora) H)- Deus é um ser mágico que veio do nada, criou o universo e tortura eternamente aqueles que não acreditam nele, pois os ama. I)- Todas as religiões são fundadas sobre o temor de muitos e a esperteza de poucos.

      Eliminar
    9. Parte 02)- 3- E para aqueles que pensam que existe o tal do livre arbítrio digo: No nosso pacote genético já vem embutido: nossa aparência, nossas fraquezas, nossas defesas, nosso porte, nossa sensibilidade, algumas patologias..., sem mencionar o fator tempo. Cadê o tal do livre arbítrio? Quanto ao fato pensar digo: pensar é apenas uma evolução instintiva de nossa forma., apenas isto. Perante a fatores Infinitos ou Eternos, empatamos mentalmente com uma ameba. Resumindo: Com tantas dores que constituem as vidas, com tantos sofrimentos para nossas pequenas conquistas, com tantas leis cruéis e bárbaras para se existir (do ato da fecundação ao fato de termos que nos alimentar para continuar vivos, com tantas intempéries naturais)..., se fosse um plano acessível ao nosso misero intelecto seria classificado de perverso, maligno...., no mínimo. *** Outra coisa, nos “Infindos” universos interligados para o infinitamente menor e o infinitamente maior “não cabe o verbo criar”, pois, no Espaço Absoluto (Infinito) nada entra e nada sai, lógica conclusão. Assim, por simples questão de lógica, razão, bom senso... não existe o verbo “criar”, percebes? Quanto a nós: acredito que uma das coisas mais difíceis para o Homo Sapiens é aceitar seus limites como um simples animal e reconhecer que a mãe natureza é implacavelmente “indiferente” aos nossos valores. Como dizia Raul Seixas: "Sonho que se sonha só, é só um sonho. Mas, sonho que se sonha junto, é realidade".

      Eliminar
  2. Bom dia, ao ler as respostas das duas primeiras questões observei que poderia ter sido mais objetivo, há várias provas que Deus existe, a prova ontológica de Santo Ancelmo ou a "causa sem causa" de São Tomás; não vejo como alguém é capaz de refutar a prova de Santo Tomás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gabriel, em Kant, Crítica da Razão Pura, segunda parte, Dialética Transcendental, encontras refutação robusta a três provas: a de santo Anselmo, a de santo Tomás e de outro, de quem não lembro no momento. O fundamento da crítica kantiana é a ontologia da prova que remonta a Anselmo.
      É ótimo ser disponibilizado este espaço que, apesar do evidente dogmatismo, se abre para a análise, tão necessária, do tema.

      Eliminar
  3. tem que ter muita fé pra ser ateu simplesmente só pelo fato da pessoa não acreditar que Deus existe e acreditar que veio do nada olhaaaaaaaa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errado: Nois seres humanos somos partículas da explosão de uma das estrelas formadas no Big-Bang. Porque através dessa explosão substancias foram criadas uma delas foi o Helio. Se não fosse por essa explosão nos seres humanos não existiríamos.

      Eliminar
    2. Vocês acreditam na explosão do Bing-Bang e nós que acreditamos em Deus somos doidos? Já que vocês querem prova de que Deus que não te criou, me prova que você veio de uma explosão :)

      Eliminar
    3. Cristiano Junior como pode algo q nao tem vida gerar vida como pode apenas uma explosao gerar um planeta e todas as bilhoes de especies existentes Mas Atos 17:24, 25, 28 nos informa: “O Deus que fez o mundo e todas as coisas nele . . . dá a todos vida, e fôlego, e todas as coisas. Pois, por meio dele temos vida, e nos movemos, e existimos.” Revelação 4:11, que é dirigido a Deus, acrescenta: “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.”

      Eliminar
    4. cristiano junior como pode algo q nao tem vida gerar vida, como pode uma esplosao gerar um planeta e todas as milhoes de especies q nele habita? Mas Atos 17:24, 25, 28 nos informa: “O Deus que fez o mundo e todas as coisas nele . . . dá a todos vida, e fôlego, e todas as coisas. Pois, por meio dele temos vida, e nos movemos, e existimos.” Revelação 4:11, que é dirigido a Deus, acrescenta: “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.”

      Eliminar
    5. Cristiano Junior... Primeiro ponto: a teoria do Big Bang deu-se inicio por um padre. E ela não refuta Deus, só confirma a grandiosidade inalcançável, ao ser humano, da inteligencia Divina, capaz de arquitetar e executar todas essas coisas.

      Se for analisar o pressuposto de que o Big Bang é a causa de toda matéria, conclui-se, quanto ao surgimento de todo o universo, que o "A grande explosão" é o deus do ateísmo. Logo, o ateísmo é uma religião, não?

      Na verdade, considerando a teoria do 'Big Bang' trata-se, também, da expansão do Universo, que no inicio era quase que incalculavelmente pequeno e denso. E, já que Deus não existe, é uma fabula, fica a pergunta: De onde surgiu este primitivo universo? Do nada?

      Se não houve uma causa (Deus) para a surgimento deste, logo a crença ateísta é mais fantasiosa do que a cristã!

      Eliminar
    6. Sou ateu e não acredito que eu vim do nada pois assim como você não pode falar da onde veio apenas que foi Deus que te criou eu nao posso falar da onde eu vim exceto que fui criado da junção de duas gametas

      Eliminar
    7. Cristiano Junior, então me diz, quem criou Adão e Eva? Quem criou o jardim do Éden?, ou melhor, as estrelas?, o Big Bang que não foi haha

      Eliminar
    8. Acredito que a grande pergunta não seja " Deus Existe?", mas sim " Que tipo de Deus existe?"
      Alguns se perguntam, " Se Deus existe, então porque não podemos vê-lo?"
      - Porque Somente os bons de coração poderão ver a face de Deus
      Ai eu pergunto a vocês ateus, Se Deus não existe, então pra que existe a Bíblia?
      É a mesma coisa de você está lendo um livro de alto-ajuda, sem você estar precisando de ajuda!!
      entt, oq me dizem a respeito disso??

      Eliminar
  4. 1. O autor do texto não compreende o conceito de "prova" ou "evidência", e refugia-se numa possível "subjectividade" da mesma.

    2. É impressionante a quantidade de discussões que se podem terminar com "é Eterno".

    3. Nunca ouvi um ateu expôr tão parvo argumento. Contudo, o argumento que ouvi foi "se Deus é bom, porque é que existe mal e tragédia no mundo? Se existem porque Deus é incapaz de os impedir, Deus não é ominpotente. Se existem porque Deus activamente os permite, então Deus é maligno". Claro que depois vem o livre arbítrio e as ameaças do Inferno, pelo que o ramalhete fica bem composto. (ver (9.). Dei uma gargalhada com esse).

    4. Não há livro historicamente mais cheio de contradições que a Bíblia, todas estas referenciadas e validadas por historiadores legítimos. Mas concordo que "encontramos mitos intencionalmente criados para as crianças, como forma de estabelecer um ponto, ou algum outro motivo" é uma excelente descrição da génese da maior parte das religiões.

    5. Não é só o Cristianismo que teve a sua origem em tempos cientificamente mais "rudes". A maior parte das religiões surgiu como forma de explicar o mundo desconhecido e estabelecer regras de sociedade (com graus variáveis de moralidade). Hoje em dia é possível que em termos dialécticos não tenha havido grandes avanços desde os grandes pensadores da antiguidade, sim. Mas o autor confunde capacidade argumentativa e artimanhas de linguagem como sinónimo de "avanço científico". Um pensador da antiguidade seria absolutamente inútil numa discussão sobre a ultra-estrutura de uma célula.

    6. O autor é deveras ingénuo ao pensar que se não tivesse sido indoctrinado desde tenra idade na sua fé, que teria hoje em dia outra qualquer.

    7. A maior parte dos ateus sabe ponderar e analisar o "Deus" presente no Velho e o "Deus" presente no Novo Testamento, à luz da cultura da altura, e das introduções feitas no Concílio de Niceia. No máximo, o saldo final que um ateu retira da história do sacrifício de Jesus e dos acontecimentos que o motivaram, é que as acções de Deus foram profundamente imorais.

    8. O autor dá pinotes de imaginação para tentar refutar a explicação mais simples de todas, e que está exposta no título.

    9. A sério??? A posição do ateu é "errada" porque este - por ser ateu - não tem concepção do Bem e do Mal??? A autor demonstra uma profunda ignorância e desrespeito para com o seu semelhante ser humano.

    10. A Teoria Evolucionista de Darwin está provada, e há literatura científica suficiente para escrever 100 Bíblias para o suportar (assim como a Teoria da Gravidade, etc.). É intelectualmente desonesto citar casos de discordância entre os cientistas sobre mecanismos pontuais de Evolução para tentar desprovar a mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A TE está provada, sendo que ninguém nunca observou o fenômeno da evolução entre espécies diferentes, não possuem os elos perdidos, mitológicos bilhões de anos e pouquíssimos fosseis darwinistas, ciência quer não conseguiu comprovação em laboratório. Não sei como "provaram" isto. kkkk

      Eliminar
    2. Quando você disse que ninguém observou o fenômeno da evolução entre espécies diferentes, você quis dizer oque? Que ninguém nunca viu um macaco virar gente, ou um crocodilo virar galinha? Bom, brincadeiras a parte, ninguém nunca verá isso acontecer MESMO, simplesmente prq o tempo de vida de uma geração humana é MUITO curto para observar a evolução detalhada de uma espécie. O registro fóssil que temos para catalogar a evolução de algumas espécies realmente é escasso. Isso prq não é fácil, meu amigo, encontrar um fóssil. Para que ocorra a fossilização de um animal, é necessário uma série de fatores específicos acontecerem. E sobre evolução/seleção natural em laboratório, observamos ela agindo sim em fungos e bactérias. Prq dá pra observar-la com esses seres e não com nós e outros animais? É simples, pelo rápido crescimento populacional delas em um curtíssimo espaço de tempo.

      Eliminar
    3. eu so queria que os ateus me explicasse de fato de onde foram criados e me provasse isto. no aguardo.

      Eliminar
    4. ateu,nascido de um aborto da natureza. Como dizia o grande filosofo; se DEUS nao existe entao tudo é permitido.Mas ate os ateus age como cristao na hora de repreender algo errado,o engraçado que os ateus dizem nao acreditar em Deus,mas a todo instante falam em Deus e se preocupam em querer provar que Deus não existe,a quem vcs querem reprovar mesmo....vcs tentam a todo instante provar isso mas nunca conseguiram,falam que os cristaos fantasiam e big bang é o que fato verdadeiro so pq alguem disse que é. na verdade nem o ateu sabe o que ser ateu. assim com uma mulher aborta um filho a natureza fez com os ateus simplesmente o abortou.

      Eliminar
    5. Critao, como afirmas, até um ateu age como cristão. Isto parece uma boa coisa - ainda que aos olhos de religiões outras nem tanto. Mas a afirmação suscita a reflexão reversa: se até mesmo os ateus podem agir como cristãos, não há mérito cristão em fazê-lo. É possível pensar que mentes cristãs ilustradas sejam movidas por condições tão tacanhas quanto as dos ateus - lembremos, os ateus agem, por vezes, certamente, como cristãos. Afinal de contas, ambos se encontram na moral. O mais relevante, entretanto, é a constatação de que ateus podem ter - o texto sugere que têm, necessariamente - comportamento ético-moral comparável ao de devotos. Quanto ao aborto, é uma acusação grave a Deus - sob o cognome de natureza - o ter abortado os ateus: aborto é ou não permitido por Deus?

      Eliminar
    6. Marco Tulio, você também não observou Deus criando o universo e tudo mais , Jesus morrendo etc ... Mas tamo ai neh um q não acredita em nada pois espera por respostas e outro q acredita que as respostas já foram dadas por homens de 5 mil anos atrás que eram a favor da escravidão,oprimia as mulheres por serem "inferiores",acreditavam que a terra era plana,e que deus comandava o clima e tudo mais kkkkk chega a ser engraçado quando vc se coloca no msm lado desse tipo de pessoas neh

      Eliminar
  5. He he parece aquele tipo de discução de escola tipo quem consegue humilhar e ter uma labia melhor kkkkkkk.

    ResponderEliminar
  6. Achei interessante essa abertura pra esta velha discussão. Mas gostaria muito que um ateu me provasse (de verdade, provas concretas) a inexistência de Deus, ja que eles afirmam com tanta convicção que não existem provas de sua existência..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ônus da prova é de vocês amor, vocês é que devem nos provar a existencia de seu Deus, e se possivel, por que apenas ele é o verdadeiro, mas Shiva, Allah e outros deuses não!

      Eliminar
    2. Andressa Matos, não é possível provar que algo que não existe. Você pedir um ateu pra provar a inexistência de deus ou a inexistência de papai noel é a mesma coisa. O ônus da prova é de quem afirma que algo existe. Se vc afirma que deus existe, e esse deus é o descrito na bíblia, quem tem que provar alguma coisa aqui é vc. É impossível eu provar isso.

      Eliminar
    3. Deus existe para aqueles que acreditam. Eu Não acredito então ele não existe, os Cristãos acreditam então ele existe. Mais ele existe apenas piscicologicamente. Ou seja, você acreditando ou não, esse deus não vai ter efeito sobre nossas vidas. / Aproveitando a oportunidade: O corpo cria aquilo que o cérebro não pode fazer, em outras palavras, de tanto o cristão acredita e ouvir sobre o poder de um deus, eles acabam criando e vendo coisas inexistentes. Exemplo: quando uma pessoa esta cheia do espirito santo, aquilo não e espirito santo, e apenas o corpo criando aquilo que ela ja cansou de ouvir ou ver. Sendo assim o cérebro associa uma coisa com a outra e faz com que o corpo produza.

      Eliminar
    4. A religiao apenas atrasa a civilizaçao humana, com argumentos que sao ridiculos. Me responda é mais facil enganar alguem ou convencer alguem que ele está enganado ?

      Eliminar
    5. Que Deus abençoe todos esses que se dizem ateus, e são meramente ignorantes.
      Caso não entendam, a própria ciência foi a ferramenta de Deus na criação do universo. A própria evolução está na bíblia, vou tomar como exemplo como os homem em êxodo ou gênesis são caracterizado, como homens estremamente peludos com braços repletos de pelo, tanto que em uma das histórias, um irmão coloca a pele de um animal peludo para enganar o pai dizendo que é o irmão. Então a evolução foi um processo de Deus. E aos mais ignorante: O SER HUMANO NÃO VEM DO MACACO. Evoluímos de humanos semelhantes aos macacos, senão, pense bem, os macacos de hoje seriam humanos.
      As pessoas insistem em dizer que a bíblia é cheia de contradições e de Mentirinhas. Mas a bíblia é como se fosse uma parábola ambulante, uma grande metáfora, onde dizer que algo é pedra, pode significar que algo é rígido, forte, as vezes pequeno, mas duradouro. Então, parem de ignorância, vamos ler um pouco mais. E parem de dizer que a ciência é contra Deus também, ou dizer que Deus abomina a ciência, por que não é bem assim. Uma mão lava a outra.
      A ciência hoje, tenta provar Deus em muitas maneiras, e varias vezes ela consegue.
      Ateus que usam o big bang como o início da criação não estão errados, o big bang é obra de Deus, vamos ler um pouco o melhor best seller, e começar a ter as próprias opiniões, não opiniões que escutam por ai. E se são ateus apenas pelo fato de terem perdido algo ou alguém, não desanimem, Deus é tão maravilhoso, e sabe o que faz.
      E lembrem se, Deus os ama.
      Abraços ❤

      Eliminar
    6. Andreza também gostaria que você me provasse que Deus existe

      Eliminar
    7. Vocês acham que um ser humano realmente iria descobrir como surgiu o universo? A história de Deus foi passada de geração em geração, estamos falando por acaso de um universo que se Auto-Criou?? Ele se Criou sozinho??? Pessoas que procuram respostas, simplesmente já esta o acreditando, eu já tive várias provas de que Deus existe, ele simplesmente mora em meu coração, A bíblia é uma das prova,e mas em Lucas 21 diz, diz tudo que esta acontecendo nesse mundo e sobre o estado islâmico estar perseguindo os cristãos por raiva e inveja, e quando Jesus voltar quero do ver a cara desses tanto de ser humanos que duvidam

      Eliminar
    8. So leiam Lucas 21 e vejam o que acontece

      Eliminar
    9. Pra esses ignorantes que dizem que o "homem não veio do macaco, se não pensem só! Os macacos estariam virando homens hoje em dia!".. não suas antas, o ser humano se originou do mesmo ancestral que o macaco, seus retardado kkkk.. tão achando que isso aqui é Digimon é?

      Eliminar
  7. Prova? Sua ausência, já é prova o suficiente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado, eu sinto a presença dele sempre.

      Eliminar
    2. Assim com nós não podemos provar que ele existe os ateus também não podem provar que ele deixa de existir.
      E me diz uma coisa se o big bang evaporou tudo da terra pode também ter evaporado os ossos de dinossauro, e como alguma coisa que explodiu pode ter criado a vida humana os animais e as arvores explode alguma coisa pra voce ve só vai ter destruição

      Eliminar
    3. Mas assim como nós não podemos explicar nada de mil anos atrás vocês tambem não podem e pelo que eu saiba big bang é uma explosão e matou os dinossauros então como uma coisa que mata pode criar a vida explode um lugar pra vc ver o que acontece vida vem da vida (nós vinhemos de Deus)e como vida pode vim da morte?(a grande explosão tão devastadora).

      Eliminar
  8. Eu sendo agnóstico/ateu só uso o argumento 1 e o 4 (mais ou menos). O argumento 10 nunca vi nenhum ateu utilizar. No argumento 1 vc disse que há problemas no entendimento da palavra evidência, que basicamente uma evidência é subjetiva, pra vc pode provar algo e para mim pode significar nada. Não vou entrar no mérito etimológico da palavra "evidência", que é basicamente um conjunto de fatos observáveis (não quer dizer necessariamente que tem que ser vistos pelos olhinhos), medidos e sistematicamente estudados, posteriormente corroboram com uma teoria. Ao chegar nesse ponto a comunidade cientifica irá "destrinchar" essa teoria a ponto de achar algum erro. Não achando, tal teoria poderá sobrepor (quebrando paradigma) ou complementar outra teoria. Não há subjetividade na definição de "evidência". Experiências individuais NÂO PROVAM a existência de divindades. Em relação ao argumento 4, não falo que acreditar em Deus é o MESMO que em fada madrinha, papai noel, etc. Oque eu costumo dizer é: vc é cristão pelo mesmo motivo que um indiano é induísta. Se vc tivesse nascido em uma civilização em que a crença em papai noel fosse uma religião, com testemunhos escrito em um livro sagrado, com rituais, etc. vc fatalmente acreditaria em papai noel. Não coloco o cristianismo no mesmo saco de lendas isoladas, mas coloco no saco do induísmo, budismo, paganismo, e por ai vai. O principal argumento do "cristão racional" é que teve testemunhos dos milagres de filho de deus, de sua ressurreição e demais mágicas, que tem citações do jesus em registros de historiadores 300 anos depois de sua morte, etc. Que jesus existiu eu não duvido, oque é difícil de acreditar é que ele fez milagres, ressuscitou e que foi o filho de deus. Isso carece sim de EVIDENCIAS.

    ResponderEliminar
  9. Quanta baboseira junta em um lugar só...
    Tentar provar a existência de Deus para uma pessoa que já tem a convicção de que Ele não existe, é perda de tempo.
    Deus ama à todos, crendo ou não Nele.
    Não adianta gastar "cartucho " com isso.
    Cada um na sua, se acreditam que descendem dos macacos, tudo bem.
    Minha descendência é humana e fui criado por
    Deus.
    Vcs usam de argumento científico para tudo, mais quando não acham respostas, ou não sabem determinadas questões, o que fazer?
    A fé não é inimiga da ciência nem vice versa, às duas são importantes.

    Fiquem com Deus e que Ele tenha misericórdia de suas almas.

    ResponderEliminar
  10. Mostre evidências que ele nos ama, supondo que ele exista, grandes inundações, armadilhas plantadas pra testar o nosso grau de "humanidade" morte de recém nascidos, guerra santa, fetos mal desenvolvidos, então quando você diz "deus ama a todos"fica realmente difícil de acreditar dadas as evidências da sua própria fonte de """moral"""

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado... VCs vivem falando que Deus não existe, não entendo como um Ser que segundo vcs não "existe" pode incomodar tanto vcs???????....

      Eliminar
    2. VCs vivem falando que Deus não existe, não entendo como um Ser que segundo vcs não "existe" pode incomodar tanto vcs???????....

      Eliminar
    3. Todo mau é culpa de Sátanas. Deus quer mostrar o quanto o mau é destruidor e para isso é preciso que le atue em plenitude, para quando Deus for destruí-lo não seja chamado injusto.
      Em possessos vcs acreditam???? Podem ter certeza que não é Deus que faz isso. E garanto também que se utilizarem a Palavra contra um possesso, ele se ira.
      Procurem a Verdade do fundo do teu ser e vc acha-la-á.

      Eliminar
    4. nao é o ser que existe ou nao nos incomoda... sao os cristaos que acham que eles sao os certos e nos somos errados. o que tem de errado em nao acreditar??

      Eliminar
    5. Ele nos ama tanto que nos deixa fazer o que quisermos, claro que sem pre nos avisa, (aquela voz da consciência). Essas coisas que acontecem, são frutos das escolhas erradas que acontecem, a degradação do ser humano, da natureza e etc. Deus pode perdoar os pecados, mas as consequências são necessárias para que aprendamos com nossos erros, só que tem gente que faz tudo de errado, e quando vê as consequências, coloca a culpa em Deus?! Me poupe

      Eliminar
  11. magicas amigos? KKKKKKKKarqueologia esta ai pra provar que a BIBLIA e certa, e que a evoluçao e uma farsa vou deixar 5 coisinhas aqui e queria que me provasse, porque agora tu ta falando com quem entende de ciencia e religiao. nao se apoia em achismo de cientista que inventa teorias nao.

    HAHAHAHAHA ATEUS SAO OS SABICHOES, ACREDITAM EM ALIENIGENAS ISSO E SUPER RACIONAL E REAL SQN KKKKKKKKK ENFIM CHARLES DARWIN FOI O MAIOOOR PALHAÇO QUE EXISTIU NA HISTORIA O MAIOR TROLLADOR QUE LEVA ESSES SUPER INTELIGENTES AI ACREDITAR REALMENTE NA EVOLUÇAO QUE E UMA FARSA FANTASIOSA E FEITA NA HORA DA RAIVA PELO GRANDE PALHAÇO DE CIRCO CHARLES DARWIN QUE DEIXOU DE ACREDITAR EM DEUS APOS SUA FILHA MORRER!


    # 1 Se a teoria da evolução fosse verdade , deveríamos ter descoberto milhões e milhões de fósseis de transição que mostram o desenvolvimento de uma espécie para outra espécie. Em vez disso, temos zero.


    # 2 Quando Charles Darwin veio com sua teoria , ele admitiu que há formas de transição tinha sido encontrado naquela época, mas acreditava que um grande número certamente existiu e acabaria por ser descoberto ...

    " Por fim, olhando não para qualquer um tempo , mas para todos os tempos, se minha teoria for verdadeira , numerosas variedades intermediárias , ligando em conjunto todas as espécies do mesmo grupo, devem certamente ter existido. Mas, como por esta teoria , inumeráveis ??formas de transição devem ter existido , por que nós não encontrá-los incorporado em um número incontável na crosta da terra? "


    º 3 Até mesmo alguns dos evolucionistas mais famosas do mundo reconhecem a completa ausência de fósseis de transição no registro fóssil . Por exemplo , o Dr. Colin Patterson, ex- paleontólogo sênior do Museu Britânico de História Natural e autor de " Evolution" , uma vez escreveu o seguinte ...

    " Concordo plenamente com os seus comentários sobre a falta de ilustração direta de transições evolucionárias em meu livro . Se eu soubesse de alguma, fóssil ou viva , eu certamente teria incluído .... Vou colocá-lo na linha - não é um desses fósseis para que se poderia fazer um argumento inequívoco " .

    º 4 Stephen Jay Gould , professor de Geologia e Paleontologia na Universidade de Harvard , escreveu certa vez o seguinte sobre a ausência de formas de transição ...

    "A ausência de evidência fóssil para estágios intermediários entre as principais transições no design orgânico , de fato a nossa incapacidade , mesmo em nossa imaginação, para construir intermediários funcionais em muitos casos, tem sido um problema persistente e irritante para as contas gradualistas de evolução. "

    º 5 evolucionista Stephen M. Stanley , da Universidade Johns Hopkins , também comentou sobre a impressionante falta de formas de transição no registro fóssil ...

    "Na verdade, o registro fóssil não convincente documentar uma única transição de uma espécie para outra . "

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cada acredita no que quiser, nao é? nossa, quanta ignorância...

      Eliminar
  12. Descubra como responder a um ateu: as provas para existência de Deus => http://bit.ly/SaibaComoResponderAUmAteu

    ResponderEliminar
  13. Ok.
    Não há como provar a existência de Deus e nem Sua inexistência! Se pudéssemos provar Sua existência ou inexistência não haveria o porquê de estarmos aqui! "É meio sem lógica o que eu disse para aqueles que não conseguem enxergar além do que seus olhos podem ver!"
    Ok, a ciência evoluiu bastante e as pessoas começaram a crer somente naquilo que podem ver, obviamente porque eles já devem saber tudo sobre o infinito do universo e já morreram, voltando à vida de algum modo, provando, de algum jeito, que não existe um Deus!
    Como julgar a bíblia, sendo uma característica escrita de um Deus, sendo que somos uma mera civilização cujo há muito para evoluir?
    Por que há uma guerra sem fim entre Israel e a Palestina? Por qual razão tudo explodiu e originou nisto que vemos hoje? O universo, não sendo um "Ser racional" ou "algo com vontade própria", está, de fato, brincando conosco ou tal simplesmente se auto constrói através de uma forma que surgiu do nada e com a consequência de uma infinita expansão tudo se desfaz e se refaz novamente?
    Será que algo tal irracional e sem vontade própria poderia criar algo em perfeita harmonia e Belo como tudo o que existe no universo? Será que somos capazes de entender tudo a partir de uma lógica incerta que se é desenvolvida na mente humana? Se somos capazes de compreender tudo e afirmar tudo a partir de nosso próprio entendimento então somos, de fato, deuses? Mas o termo "deus" não se refera à um "ser" maior e perfeito cuja nada falta para seu sustento; então cadê a lógica de tudo?
    O ser humano criam tecnologias que, para tais, é necessário mais destruição no nosso próprio planeta! Nós, literamente, somos uma câncer no planeta; consumindo tudo como se fôssemos gafanhotos! Queremos defender nossas crenças e filosofias a partir do nosso errático entendimento! Futuramente, um grande cientista, pode comprovar algo novo que pode mudar o conceito de tudo que sabemos e estudamos através da ciência; isto não é impossível de ocorrer! Será mesmo que temos um saber tão grande a ponto de discutirmos as obras e até a existência de um Ser que é infinito em sabedoria?
    Sou um astrofísico e posso afirmar que apesar de 90% dos cientistas serem ateus, eu vejo Deus em tudo que observo e estudo, e certamente, posso afirmar que a ciência não é, em todo seu aspecto, exata e podem existir muitos conflitos no que diz respeito à comprovação exata de algo, o que temos, na maioria das vezes, são suposições e adequações do que já existe!
    Se, de fato, Deus vier julgar o mundo segundo nossas obras (pois Ele nos deu o livre-arbítrio para escolhermos sermos fiéis à Ele ou seguir nos próprio entendimento), que desculpa daríamos por nossa incredulidade e hipocrisia? Não digo à respeito das religiões, pois a bíblia diz que Cristo é o caminho. A religião são muitas das vezes idealizadas pela mente humana e não pela bíblia, cuja fora inspirada em Deus!
    A ciência nunca pôde contradizer algo na bíblia com provas concretas!
    Deus age em meio a natureza e a bíblia, quando realmente ESTUDADA e COMPREENDIDA nos revela a moralidade, o entender das ações do Altíssimo e porque tudo é o que é!
    Estive estudando o Novo Testamento e percebi que certas revelações bíblicas se cumpriram tanto em grande escala, quanto em pequena escala. Outras revelações consegui compreendê-las a partir de uma análise do futuro do planeta devido às circunstâncias atuais!
    Sei que haverão várias discussões e contradições ao que escrevi, mas isto eu e nem ninguém no mundo poderá evitar!
    Somente o fim de tudo poderá mostrar quem está certo e quem está errado; até lá... "discussões e contradições!"

    Mr. Junio

    ResponderEliminar
  14. Só uma coisa, 99% do DNA humano é de chimpanzer e nossas celulas são poera de estrelas, podem chora, cair no chao falar oq for, quando alguem "ganha" um cancer ngm vai pra igreja, se não procura um medico e fazer o tratamento não tera chance alguma. E se alguem precisa prova a existencia de DEUS são os proprios religiosos essa duvida não é nossa.

    Agora se matem :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quando os medicos falam que nao tem mais jeito pro cancer,os ateus recorrem a quem nao se dizem acreditar DEUS já vi muitos fazerem isto.

      Eliminar
    2. kkkkk, mas mal sabe vc Leonilson, que quando a medicina não da jeito,o paciente recorre a Cristo, diretamente a Cristo, é o que mais acontece e sempre vemos.

      Eliminar
  15. Contradições ? Alexandre você é só mais um que jukga a biblia sem ler ela capa a capa , ir e abri em um versículo e sair falando é facil se quer combater em nossa area de conhecimento por favor estude mais um pouquinho a biblia se contradiz pra quem não quer entender

    ResponderEliminar
  16. E quando a pessoa procura a medicina e não obtém repostas?
    Recorre a Deus, o médico dos médicos.
    Você pode ser descendente de chimpanzé, eu não.
    Sou descendente de humano é ninguém me prova o contrário.
    E nós,cristãos,não temos dúvidas da existência de Deus, vcs ateus que vivem questionando a nossa Fé.

    Deus o ama do mesmo jeito.

    A paz de Cristo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pq nos somos vistos como os errados?? cada um acredita no que quiser.. quanta ignorância... ¬_¬

      Eliminar
  17. Deus não se explica, Deus o sentimos..
    E Deus pega as coisas loucas desse mundo pra confundir as sabia, o que pensa que é sábio..nada sabe!
    E nunca vão provar a existência de Deus com pesquisas..ele é espirito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e oq vc sabe sobre sabedoria?? desde quando isso tem a ver com religiao e crença??

      Eliminar
    2. Isso é só balela pra fazer as pessoas não questionarem as coisas idiotas que vemos pelas igrejas por aí hoje em dia

      Eliminar
  18. Eu não acredito que pessoas sejam capazes de discutir sobre um assunto que ambas as partes não tenham indícios e evidências. Isso nos mostra o quão ignorantes somos, acredito que a fe de cada indivíduo não deve ser questionada.
    Se uma pessoa acretuta em Deus, amém!
    Se não acredita, amém!

    ResponderEliminar
  19. Evidência e Existência... Embora considere que tentou de forma inteligente refutar as alegações ateístas, ficou devendo. Acabou concordando e endossando os argumentos dos ateus.

    ResponderEliminar
  20. Embora muitos neguem, é intrínseco a existência de Deus. No cerne humano, por mais que se negue, existe uma busca pelo ser além de nós. E isso só é possível se alguém colocasse no ser humano, algo assim. Isso chamo de Assinatura autoral. Deus está aí.

    ResponderEliminar
  21. Bem não me admiro nada que este tópico tenha aterrado aqui, num blog que convence as pessoas e que as fascina de tal maneira a que começam a ter um ódio enorme por aqueles que não acreditam na existência de um ser, na minha opinião como ateu explícito, que não existe. Vamos então analisar bem aqui o caso deste tópico que devo acrescentar que é algo minimamente escandaloso devido à falta de respeito e de argumentação que os cristãos têm sobre aqueles que acreditam na verdade da ciência e não de um ser inventado. Primeiro que tudo meus senhores e minhas senhoras, a ignorância é algo que não tem preço logo a pessoa diverte-se à brava a ser ignorante e gosta de disparar "bitaites" sobre uma grande variedade de assuntos. Em segundo lugar e o mais importante, se vocês, cujo ditos Cristãos que têm algo superior a vós, o respeito é o que vem acima de tudo e, se vocês próprios dizem que não têm paciência para os "falsos" argumentos que os ateus têm sobre o cristianismo e que não dão importância, deixem-me corrigir-vos mas então são de facto ignorantes porque, uma pessoa normal, quando diz que não dá importância a algo, não presta atenção a tal coisa mas isso aí já tem a haver um bocado com o senso comum da pessoa. Agora eu, português de portugal, estudante de Línguas e Humanidades no 10º ano, digo com muito orgulho que sou Ateu perante um blog de cristianismo entre outros. Sou ateu porque respeito tudo e todos desde os crentes, não-crentes e anti-crentes. Respeito aqueles que me respeitarem de volta. Sou ateu porque não há mais leve suspeita que "Deus" exista ou tenha alguma vez feito prova de vida. Ser ateu é uma opção filosófica, uma pessoa que é responsável pelos seus próprios atos e forma de viver, de quem respeita a vida-a minha e a dos outros-, de quem cultiva a razão e confia na ciência e não necessita de acreditar num ser divino para elaborar modelos de racionalidade ou acreditar numa outra vida para além da morte. Tenho muitas outras razões.

    Obrigado e o resto de um bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. samos todos filhos de Deus. a prova de tudo esta nas coisas q vivemos como se nós bate um carro e fica preso nas ferragem na linha de um trem qual a primera coisa q vamos fase é tenta sair mas ja gritando Deus me ajuda

      Eliminar
  22. Deus é inventado e a ciência é verídica??? Estou perplexo com essa tese. Vamos tentar imaginar como funciona a visao? O cérebro? A reprodução no geral? A fotossíntese? O vento? Mesmo assim,se acreditam somente na ciência, não deixem de praticar somente o bem, amam o próximo e sejam compassiveis. Não vivam como numa cadeia ecológica devorando um ao outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só para te dizer... estuda porque neste momento já existe explicação para tudo isso "fotossíntese", "o vento", " o cerebro " e etc... tu n apredes de certeza isso na primaria aprendes na UNIVERSIDADE num local onde aprofundas os conhecimentos ... tudo isso está comprovado e tem os processos e o porquê de serem assim.
      As pessoas só nao ouvem porque n querem porque se tivesses o minimo de interesse pela ciência verias "que as coisas nao vêm da da obra do Espírito Santo"
      Sê realista e n mandes barbaridades como essas para aqui

      Eliminar
  23. Engraçado que os Ateus só vivem de falar em Deus parece que não fazem nada da vida a não ser falar de Deus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabam tendo mais fé que nos cristãos...pois amam #Deus ninguém fala de tanto de algo que não acredita

      Eliminar
    2. nao sei se percebeu, mas os ateus estao manifestando suas crenças assim como os cristaos. se colocassem uma materia sobre a existencia de zumbis, teria muita manifestaçao de quem nao acredita tmb. entao nao tem logica oq acabou de dizer.

      Eliminar
  24. Dizem que nascemos de uma explosão, mas que eu saiba uma explosão destrói, não cria algo.
    Vocês ateus que a acreditam em "EVOLUÇÃO", por que não pega um macaco na mata e espera ele virar um bebê? Por que usou o método que #Deus criou para gerar um filho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse foi o pior comentário que eu li aqui, depois querem refutar ateus rsrs.

      Eliminar
    2. Matéria não pode ser destruída, isso é um conceito básico que se aprende na escola. E a evolução do Macaco não aconteceu da noite para o dia. Aprecio a sua coragem para querer defender Deus sendo uma pessoa com tanta falta de conhecimento científico e religioso.

      Eliminar
    3. Sei que a explosão "criou tudo", mas me diga: o que havia antes da explosão?

      Eliminar
  25. Tentei,Tentei e não encontrei nenhum argumento bom você mal respondeu as perguntas apenas encheu linguiça... eu realmente queria ver se eu achava algo difícil que nem eu sendo um ateu conseguisse debater mas...tá fraco...

    ResponderEliminar
  26. "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes." 1 Cor 1 27
    E ainda respondo aos que afirmam a inexistência de Deus: sabe de nada inocente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao respondeu nada. assim como nao podemos provar que deus nao existe, vcs tmb nao podem provar que ele existe. ou seja, é tudo crença. cada um tem a sua. Obg :)

      Eliminar
  27. Eu acho que esses argumentos foram uma ofensa aos ateus pq sou ateu e sei bem que nn e com nenhum desses argumentos clixes que agnt trabalha e uma coisa muito engraçada é que nn precisamos procurar argumentos pra provar q Deus nn existe e pelo menos eu no meu particular pouco me foco pra quem quer argumentar sobre isso pq minha opinião é formada ... Mas enfim... Se vcs tem tanta certeza que Deus existe pq procuram argumentos pra nos provar isso? Vcs nn tem opinião formada?✌

    ResponderEliminar
  28. Olha por misericórdia, Eu li tudo que você escreveu, e só digo uma coisa não tem como nós provamos que os ateus estão errados e nem nós CRENTES não cristão, você fala como se o cristianismo fosse uma religião superior e não é.
    Eu sou crente e sou cristã mas defendo e respeito as outras religiões. Então não coloque por misericórdia ateus x cristão, porque você está sendo um idiota! O correto é colocar ateu x crente
    Porque quando você fala cristão dá a entender que também quem não é cristão, é muçulmanos ou espíritas ou induista,por exemplo. Não é crente.
    Tirando de lado isso.....
    Olha no momento que todos vocês falam Deus existe ou Deus não existe, ou, ficam colocando ateus x crente vocês estão sendo infantis! Cada um tem a sua fé, a fé do ateu não é aquela que existe um ser incrível e superior que ama todos, ele tem a fé de viver e outras porque existe milhares de tipos de fé. Quem não tem fé ou está perdendo a fé é quem está desistindo de viver, quem está depressivo, que na maioria das vezes tem caso de suicídio.
    Mas mesmo assim o que eu quero dizer é que ambos devem se RESPEITAR! Como vocês se julgam cristão ou crente se nem ao menos respeitamos?! Ninguém é obrigado a amar o outro ou gostar, mas TODOS SÃO OBRIGADOS A RESPEITAR O OUTRO. E aliás uns do mandamentos de Deus nosso incrível e humilde pai, é que devemos amar o próximo, lembra-te cristão ou crente ignorante que os ateus de acordo com sua religião é teu irmão e portanto no mínimo deve respeita-lo. E os ateus mesmo que vocês não acreditem em Deus, vocês devem nos respeitar
    Que tal todos pararmos com essa disputa besta que não vai levar em nada à não ser conflitos, e deixar o outro ter a vida dele.
    Quem é você para querer se impor na vida do outro?
    Isso vale para os ateus e os crentes
    Fico perplexa quando leio esses comentários......
    Obrigada pela paciência de ler e pela compreensão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês argumentam que a fé é útil para incutir ética.
      O ser bom ou ser mau n vem da igreja (cristianismo )
      As pessoas podem ser boas pessoas sem ser cristãos
      A própria filosofia e voluntariado cívico para demonstrar que é possível ser uma boa pessoa, sem ser um cristão.

      Eliminar
  29. se vários ateus estivessem em um avião e o mesmo estivesse a cair oque eles variam? orar para teoria da evolução?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mesmo se Orar para Deus,não os daria asas para voar ,nem amortecerá sua queda, apenas quando arrependidos e convertidos depois de sua morte na queda , sua alma seria salva , o que ateus de verdade jamais fariam !

      Eliminar
    2. por que acha que os ateus recorreriam a algo que nao acredita?? se ele acabar recorrendo a Deus é pq nunca teve opinião formada, nao muda nada em relaçao aos que tem a sua formada.

      Eliminar
    3. Eles responderiam: Socorro, Macacos me mordam !!!!

      Eliminar
  30. pergunta o q explodiu no big-bang ? e quem criou isso que explodiu?
    E explosões criam coisas ou destroem??? to muito confuso.

    ResponderEliminar
  31. A diferença entre um ateu e um nao ateu esta na palavra "fe". Só a tem quem Deus ELEGEU q tivesse, ou seja, escolheu, predestinou...Deus e Deus e não tem a provar nada pra nos e pode fazer da gente o q bem entender...não nos deve satisfação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!
      Esta é uma das teorias evangélicas que no entanto não se trata do Deus da Bíblia e é tida como base por muitos ateus para não compreender e questionar "porque o Deus da Bíblia teria predestinado o pecado, o sofimento e a condenação eterna?"
      Porém Ele não predestinou, a culpa é do homem e suas escolhas, um ateu não pode se embasar nesta afirmativa, pois não é verdadeira sobre o Deus da Bíblia, o Deus da Bíblia nos dá escolha e permite escolher, escolher entre as opções disponíveis "crer ou não crer, eis a questão"
      Recomendo a todos que creiam, VALE A PENA! Mas busquem crer no correto, pois não basta crêr, esse é só o primeiro passo.

      Eliminar
  32. Ateu sabem que Deus existe, caso contrário não se incomodariam tanto com quem acredita. O que eles não suportam é a idéia de um dia prestar contas daquilo que fazem de suas vidas a Deus e por isso tentam aplacar as suas próprias conciências por meio de ridicularizações.
    Mas não adianta, todos nós prestaremos contas a Deus e a grande questão é se vamos encarar essa realidade ou vamos fugir dela como covardes.

    ResponderEliminar
  33. Meu nome é Eduardo e eu tenho 15 anos, apesar da pouca idade tenho procurado buscar a Deus de todo o meu coração, acho super logico a existência de Deus, e para os ateus de plantão a seguinte pergunta se o big-bang criou tudo então quem criou o big-bang? , antes de tentar responder a pergunta analise, eu perguntei quem e não o que . Já que a ciência verdadeira é nada mais do que recriamentos em laboratórios Então quem recriou o big-bang ? , se não foi recriado não pode ser chamado de ciência mas sim de TEORIA (teoria nao é verdade absoluta mas sim uma simples opinião) e a teoria do big-bang é simplismente muito questionavel.
    Em relação a "tese" da gravidade diz que :a gravidade pode e vai se auto-criar , então se um ateu pode me dizer que a gravidade pode se auto-criar então eu sendo cristão posso diser que Deus pode se auto-criar já que como a gravidade ele não precisa de nada e nem de ninguém.
    Sobre a veracidade da bíblia o meu argumento é o seguinte: a bíblia foi escrita a milhares de anos e tem coisas que estão escritas la que estao sendo comprovadas agora , o livro mais antigo da bíblia (o livro de jó) diz que o mundo esta flutuando no espaço pois está nas palmas das mãos de Deus , argumento que foi comprovado a pouco mais de 90 anos , o mundo realmente está flutuando no espaço e não é como uma panqueca como os antigos acreditavam .
    E sobre o velho argumento: " Deus é mal pois permite que certas coisas aconteçam" este argumento é perfeitamente discordavel , pois Deus não te obriga a nada, Deus é bom mas o homem é mal , Deus não criou o homem para que ele seja uma marionete, mas para que ele fosse o seu amigo , o homem se afastou de Deus, mas Deus não se afastou do homem , Deus nos deu o livre arbítrio para que não fossemos como robôs, Deus é bom , Justo e fiel , e ainda que o homem não o ame ele sempre vai amar o homem , por isso ele deu o seu unico filho , o seu melhor por amor de nós.
    Que Deus os abençoe e os permitam mais uma chance para que vocês possam se achegar a ele .

    ResponderEliminar
  34. Kkkkkk no mínimo engraçado, os ateus se acham pensadores e custumam dizer : " 99% do nosso DNA veio de um chimpanzé" , ai vem a seguinte pergunta para os ateus de plantão: QUEM DA SUA FAMILIA PARECE UM CHIMPANZÉ?
    Kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kkk kkk não acertam uma. Vir e partilhar são coisas diferentes. E parecenças com chimpanzés são mesmo muitas, polegar, crânio, etc.

      Eliminar
  35. Olha pra ser ateu tem q ter bastante fé em acreditar q o universo surgiu de uma explosão e q através disto veio a existir as estrelas as galáxias e os planetas e olha q no nosso planeta a vida veio do nada, tem uma teoria bastante engraçada q a baleia saltou do mar e aos poucos foi virando um urso, kkkkkk, essa teoria é verdadeira acreditem, os ateus ñ conseguem provar nd disse eles apenas acreditam por ser mas aceitável aos olhos deles, bem eu prefiro acreditar e ter fé em um criador pq ao olharmos o universo e o nosso planeta é impossível ñ haver um arquiteto, jah dizia Einstein. Fica aqui minha opinião sobre esse assunto q já é bem chato pq os ateus ñ conseguem provar nada do q dizem e as teorias são ridículas e claro eles vão dizer q as nossas tbm são pq cremos em fábulas estas baboseiras q eles sempre falam, eu acredito em Deus pq sinto a presença dele em minha vida e q ele é o criador do universo e essas questões só iram acabar com a sua vinda a este mundo q zomba dele, deixo aqui o meu abraço aos cristãos e aos ateus Deus ama vcs.

    ResponderEliminar
  36. Oi, boa noite
    Gostaria de compartilhar apenas 3 pensamentos para a vossa reflexão:
    O que vem antes do big bang? Como se formou essa grande rocha se não havia nada? se foram moléculas que foram se formando com o passar do tempo, de onde vieram? Qual é o antes, antes do antes? Todas as respostas serão teóricas
    A Bíblia não é teórica, ela afirma, ela dá o verdadeiro sentido à vida, viver uma vida íntegra (não como hipócrita, só de aparência, mas com caráter, mesmo em momentos ocultos) para um dia ver o Criador, qualquer outra coisa (cura, bênção, libertação e etc) são passageiros e detalhes na vida do crente, uma vida que não tem como propósito conhecer o criador, não tem sentido; se não há uma alma dentro do corpo, se for pra morrer e desaparecer, se o cara que estupra uma criança, corta em pedaços e come vai para o mesmo destino que aquele que aquele que fez um grande serviço à humanidade, o nada, não faz diferença viver, não faz diferença aproveitar o momento e gozar tudo o que a vida tem a oferecer, visto que se perderá; se aquele que busca o Criador (o fiel e não o hipócrita) estiver errado, o pior que pode acontecer é ele sumir, mas se o Criador é Real, valerá a pena ter sido um homem justo, de caráter, amor, sinceridade, lealdade, cheio da autoridade do Espírito Santo que mente nenhuma, nem a mais sábia conseguiria emular.
    Não quero argumentar p convencer ninguém, só quero convidar, te convidar a ser como uma criança e simplesmente crer pra ver, e mesmo que não veja continuar crendo, SE ENTREGAR, pedir ao Criador para que Ele se manifeste, abrir mão de tudo o que sabe sobre ciencia psicologia por um instante e se entregar de coração e se SURPEENDER com a COERENCIA da ação ativa do Espírito Santo que se tem com a experiência que se adquire com a busca. Não quero te convencer, quero te convidar a ter Fé, pois sem dar esse passo, não se pode conhecer o Criador, DE JEITO NENHUM, Ele nunca vai se manifestar a quem espera que a primeira atitude venha dEle; apenas se entregue humildemente e se deixe levar, certamente Ele te honrará na sua simplicidade, assim que você se despir de suas ideias e simplesmente se entregar.
    Me mande um email, terei prazer em ajudar na sua Fé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Antes do Big Bang o que houve? Em princípio um Big Crunch, como o que haverá quando terminar a expansão do Universo, seguido por outro Big Bang, a assim sucessivamente, com intervalos de possivelmente 20 mil milhões de anos.
      Seja como for, a ciência já desbravou muitas áreas de conhecimento, já há muitas certezas, e a ciência já avançou tanto nos últimos séculos que aquilo que ainda hoje são incertezas, teorias, e nalguns casos meras hipóteses, serão certezas nos séculos que se avizinham se o homem, na sua ânsia de descobrir não “cavar” a sua própria extinção.
      O aparecimento e nascimento das religiões dá-se somente há alguns milhares de anos.
      E nos milhões e biliões de anos que antecederam o nascimento das religiões onde estava DEUS?
      E onde estava DEUS desde o aparecimento dos primeiros hominídeos (há cerca de dois ou três milhões de anos) até ao aparecimento do Homo Sapiens há, mais de 200 mil anos e posteriormente há cerca de 50 mil quando adquiriram o comportamento do homem de hoje, com o cérebro altamente desenvolvido, com inúmeras capacidades, como o raciocínio, a linguagem e a resolução de problemas complexos?
      Tendo em conta as religiões ocidentais monoteístas Abraâmicas (Judaísmo, Cristianismo – nas suas milhentas formas – e Islamismo – também nas suas variadas formas), Deus é ainda muito mais recente. Mas, se quisermos, o Deus dos cristãos que nos foi e é impingido é ainda muito mais recente…., pois o Deus do Antigo Testamento pouco ou nada tem a ver com o DEUS que é
      ensinado hoje nos catecismos.
      A BÍBLIA? UM LIVRO DE MITOS E HISTÓRIAS ABSURDAS.
      O Antigo Testamento nos dá uma visão de um Deus guerreiro, malicioso, ciumento, destruidor, vingativo, sádico e cruel. Um Deus que só ordena mortes, que não respeita a vida. O livro do Deuteronómio é um bom exemplo de que tudo isto é a mais pura das verdades. Os trechos sobre Sodoma e Gomorra no Génesis, onde se verifica mais a vingança do que a ética e a justiça.
      Onde está a visão de um Deus misericordioso, bondoso, magnânimo, compreensivo, etc.. Certamente não é na Bíblia, nomeadamente no Antigo Testamento.
      Direi, como Justin Brown “ Se a Bíblia está errada ao dizer-nos de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer para onde iremos?”
      O Novo Testamento não é melhor.
      Vide a divergência na ascendência de Jesus em Mateus e em Lucas. Lucas chega ao desplante de levar a ascendência até Adão. Como sabemos que Adão não existiu vê-se que se trata de uma mentira.
      Poderia dizer muito mais, mas fico-me por aqui....

      Eliminar
  37. Deus abençoe! Sou cristão e tive uma experiência com JESUS, acredito que ele tem os escolhidos, não sei como é mistério, só sei que qdo Deus quer se manifestar ele faz de forma que a pessoa fica convicta da sua existência.

    ResponderEliminar
  38. Acho que os ateus ficam querendo tanto passar suas idéias pois eles tem medo de estarem errados, daí quando mais pessoas acreditarem ou melhor, desacredita, mais seguro essas pessoas vazias se sentem com suas idéias

    ResponderEliminar
  39. Os ateus são tao ingênuos, que não intendem que nao prescisa a criatura acredita, que Deus é Deus pra ele ser Deus. Exemplo: o filho de alguém prescisa intender que esse alguém é seu pai?

    ResponderEliminar
  40. "A inspiração da Bíblia depende da ignorância da pessoa que a lê".
    Robert G. Ingersoll, político e professor Americano.
    "Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos
    confiar nela ao dizer pra onde iremos?"
    Justin Brown

    A todos os que comentaram (e alguns só disseram barbaridades), aconselho vivamente o livro "A Desilusão de Deus" de Richard Dawkins.
    É um livro muito interessante, muito culto, muito elucidativo e responde com acerto a todos os pontos aqui levantados.
    Só faço mais duas citações:

    Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível".
    Albert Einstein.

    "Se 2,3,4 ou 5 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo uma coisa estúpida".

    Anatole France.

    ResponderEliminar
  41. A todos os que comentaram (e alguns só disseram barbaridades), inclusive ao dono deste blogue, aconselho vivamente o livro "A Desilusão de Deus" de Richard Dawkins.
    É um livro muito interessante, muito culto, muito elucidativo e responde com acerto a todos os pontos aqui levantados.
    Só faço mais duas citações:

    Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível".
    Albert Einstein.

    "Se 2,3,4 ou 5 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo uma coisa estúpida".

    Anatole France.


    "A inspiração da Bíblia depende da ignorância da pessoa que a lê".
    Robert G. Ingersoll, político e professor Americano.
    "Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos
    confiar nela ao dizer pra onde iremos?"
    Justin Brown

    ResponderEliminar
  42. Existe mais diferença na genética de 2 homens, do que de um homem é de um
    Macaco.
    Abre os olhos pra o que a ciência já pode provar.

    ResponderEliminar
  43. Olha, vivemos em um pais onde 80% da população é Cristã, Evangélica ou Testemunha de Jeová! Então nessa base se resume muito porque tem muitos brasileiros preconceituosos com o ateísmo!
    Porque será?
    Vocês não vêem?
    Que desde criança você é manipulado pelos seus pais para você ser aquilo que eles querem que você seje e querem que vocês acreditem naquilo que eles acreditam!
    Outra coisa!
    Em 1500, quando Dom Pedro Álvares Cabral chegou no Brasil oque vocês acham que ele fez com os Índios não acreditava em Deus?
    Matava, Torturava, e ainda por cima obrigava a se converter ao catolicismo!
    Então pergunto aos Srs.Cristãos!
    Me expliquem quem influenciou vocês a seguirem essa religião? Seus pais ou sua família? Amigos? Mídia? Ou vocês desde pequenos já tinham vontade de entrar em uma igreja e perder seu "Santo" tempo em vão? #Reflitam!

    ResponderEliminar
  44. Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha 😁😁

    ResponderEliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto e nem responderás só com links.
6. Escreverás "Deus" e não "deus", "Bíblia" e não "bíblia", "Jesus" e não "jesus".
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.