Poderá também gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 20 de novembro de 2011

Como Reconhecer Uma Seita

Existem milhares de religiões neste mundo, e obviamente nem todas são certas. O próprio Jesus advertiu seus discípulos de que viriam falsos profetas usando Seu nome, e ensinando mentiras, para desviar as pessoas da verdade (Mateus 24.24). O apóstolo Paulo também falou que existem pessoas de consciência cauterizada, que falam mentiras, e que são inspirados por espíritos enganadores (1 Timóteo 4.1-2).

Nós chamamos de seitas a essas religiões. Não estamos dizendo que todos os que pertencem a uma seita são desonestos ou mal intencionados. Existem muitas pessoas sinceras que caíram vítimas de falsos profetas. Para evitar que isto ocorra connosco, devemos ser capazes de distinguir os sinais característicos das seitas. Embora elas sejam muitas, possuem pelo menos cinco marcas em comum:

(1) Elas têm outra fonte de autoridade além da Bíblia. Enquanto que os cristãos admitem apenas a Bíblia como fonte de conhecimento verdadeiro de Deus, as seitas adoptam outras fontes. Algumas forjaram seus próprios livros; outras aceitam revelações directas da parte de Deus; outras aceitam a palavra de seus líderes como tendo autoridade divina. Outras falam ainda de novas revelações dadas por anjos, ou pelo Próprio Senhor Jesus. E mesmo que ainda citem a Bíblia, ela tem autoridade inferior a estas revelações.

(2) Elas acabam por diminuir a pessoa de Cristo. Embora muitas seitas falem bem do Senhor Jesus Cristo, não O consideram como sendo verdadeiro Deus e verdadeiro homem, nem como sendo o Único Salvador da humanidade. Reduzem-No a um Homem Bom, a um Homem Divinizado, a um espírito aperfeiçoado através de muitas encarnações, ou à mais uma manifestação diferente de Deus, igual a outros líderes religiosos como Buda ou Maomé. Frequentemente, as seitas colocam outras pessoas no lugar de Cristo, a quem adoram e em quem confiam.

(3) As seitas ensinam a salvação pelas obras. Essa é uma característica universal de todas as seitas. Por acreditarem que o homem é intrinsecamente bom, pregam que ele pode acumular méritos e vir a merecer o perdão de Deus, através de suas boas obras praticadas neste mundo.

Embora as seitas sejam muito diferentes em sua aparência externa, são iguais neste ponto. Algumas falam em fé, mas sempre entendem a fé como sendo um ato humano meritório. E nisto diferem radicalmente do ensino bíblico da salvação pela graça mediante a fé.

(4) As seitas são exclusivistas quanto à salvação. Pregam que somente os membros do seu grupo religioso poderão se salvar. Enquanto que os cristãos reconhecem que a salvação é dada a qualquer um que arrependa-se dos seus pecados e creia em Jesus Cristo como Salvador (não importa a denominação religiosa), as seitas ensinam que não há salvação fora de sua comunidade.

(5) As seitas se consideram o grupo fiel dos últimos tempos. Elas ensinam que receberam algum tipo de ensino secreto que Deus havia guardado para os seus fiéis, perto do fim do mundo. É interessante que ao nos aproximarmos do fim do milénio, cresce o número de seitas afirmando que são o grupo fiel que Deus reservou para os últimos dias da humanidade.

Podemos e devemos ajudar as pessoas que caíram vítimas de alguma seita. Na carta de Tiago está escrito que devemos procurar ganhar aqueles que se desviaram da verdade (Tiago 5.19-20). Para isto, entretanto, é preciso que nós mesmos conheçamos profundamente nossa Bíblia bem como as doutrinas centrais do Cristianismo. Mais que isto, devemos ter uma vida de oração, em comunhão com Cristo, para recebermos dele poder e amor e moderação.


Augustus Nicodemus Lopes, doutor em Novo Testamento, é professor de Exegese do Sem. Presbit. José Manoel da Conceição, em São Paulo e Diretor do Centro Presbit. de Pós-Graduação Andrew Jumper, São Paulo.
E-Mail: anlopes@mackenzie.br

6 comentários:

  1. "Algumas forjaram seus próprios livros; outras aceitam revelações directas da parte de Deus; outras aceitam a palavra de seus líderes como tendo autoridade divina."

    Por esta lógica podem-se excluir os Mórmons, as Testemunhas de Jeová, Os Adventistas (Ellen G. White),a Igreja católica e quem mais ?

    Quem fica como verdadeiro cristão ?

    ResponderEliminar
  2. Pelos vistos o teu conhecimento to Catolicismo está bem deficiente.

    ResponderEliminar
  3. Quando estive entre as testemunhas de Jeová reparei que algumas delas colocam anciãos acima dos maridos, da familia, o corpo governante então é uma coisa subrenatural! Lembro-me de ir a lisboa num passeio com as mesmas fomos a betel e a reacção de alguns "irmãos" foi de tal forma forte e emotiva que pareciam estar a comtemplar o rosto de Deus!
    Fazem uma lavagem cerebral muito forte e quem se liberta precisa de uma ajuda rápida ou então comete um suicídio como vi num documentário sobrs as testemunhas de jeová!
    Quem procura verdadeiramente Deus, quem se dedica com Amor e Fé quem entrega sua vida inteira não está a faze-lo por brincadeira, pois este assunto é o mais sério de todos e envolve nossa vida e do nosso próximo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que alguns irmãos colocam os anciãos e o Corpo Governante acima de tudo, mas, isso é uma falha deles e não um ensino difundido.
      O Corpo Governante cada vez mais insta para que ajudemos eles a cumprir o que diz Mateus 24:14, diz que devemos seguir somente a Jeová e seu Filho Jesus, e bate na mesma tecla para que os anciãos não abusem da responsabilidade de cuidar dos irmãos, que não são deles as ovelhas, mas de Deus.

      Não se faz nenhuma lavagem cerebral, cada um que está lá, escolheu estar lá. Não obrigamos ninguém a estudar, muito menos fazemos gritarias e milagres para envolver emocionalmente as pessoas. A única coisa que fazemos é apelar para o raciocínio, assim como Paulo fazia: “Segundo o costume de Paulo, ele entrou, indo ter com eles, e . . . raciocinou com eles à base das Escrituras, explicando e provando com referências que era necessário que o Cristo sofresse e fosse levantado dentre os mortos.” — Atos 17:2, 3.

      Eliminar
  4. ["1) Algumas forjaram seus próprios livros; 2) outras aceitam revelações directas da parte de Deus; 3) outras aceitam a palavra de seus líderes como tendo autoridade divina."

    Por esta lógica podem-se excluir os Mórmons, as Testemunhas de Jeová, Os Adventistas (Ellen G. White),a Igreja católica e quem mais ?

    Quem fica como verdadeiro cristão?]

    Essa pergunta me fez lembrar a suposta resposta (não sei se o diálogo de fato ocorreu) de Michelangelo sobre como teria esculpido o famoso Davi: ‘Ora, Davi sempre esteve ali no mármore. Simplesmente retirei tudo o que não era Davi'

    Quantos "excessos" hoje têm-se de tirar para chegar ao verdadeiro cristianismo!

    Meu comentário como adventista do sétimo dia:

    Falar a verdade tem seu custo.
    Se o preço a pagar por ensinar a verdade fosse apenas ser rotulado como sectário, isso não representaria nenhum grande incômodo, muito menos uma novidade:

    "Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas" Paulo (Atos 24:14)

    Quanto à possibilidade de revelação direta da parte de Deus, esta tem obviamente um fundamento bíblico e cristão. Só um exemplo:

    "Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam. Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um profeta, de nome Ágabo;" Atos 21:8-10

    Seria uma concessão estranha de alguns cristãos desprezar "revelações diretas de Deus" apenas sob a desculpa de que existem falsos profetas. A relação dos adventistas do sétimo dia para com o dom de profecia hoje é a mesma dos cristãos descrita na passagem acima.

    O modo de lidar com as profecias de Ágabo e das filhas de Felipe é o modo como os cristãos devem lidar com o profeta moderno. E a forma de se relacionar com a "autoridade" das filhas de Felipe e de Ágabo, é a forma de se relacionar com um verdadeiro profeta em nossos dias. Os adventistas do sétimo dia estão fundamentados biblicamente ao aceitar, e não recusar, o dom de profecia. A Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo ensino e experiência.

    http://novotempo.com/namiradaverdade/2009/03/30/a-ireja-adventista-e-uma-seita/

    Darcy

    ResponderEliminar
  5. O item 1 nega a tradição (ensinamento oral não registrado nas Escrituras) da Igreja (claro, o autor é protestante). A tradição é fonte também (sola scriptura é uma tese protestante que não encontra base na própria Bíblia). Os apóstolos ensinavam a doutrina de Cristo (eis a tradição oral) e batizavam antes que uma única linha do Novo Testamento fosse escrita. Basta ver o texto de John Vennari - por que o êxodo para o protestantismo? - e verá. E agora?

    Item 3 (sola gratia, sola fide) é igualmente refutado na própria Bíblia: para que cumprir mandamentos?

    A fé sem obras (sem a colaboração do cristão pela caridade) não é morta (Carta do apóstolo S. Tiago)?

    Ninguém se salva apenas pelas obras se elas não forem feitas com a motivação da fé e por amor a Deus (por exemplo, só para impressionar, como os fariseus).

    Jesus nos julgará por nossas obras de misericórdia, não por dizermos "Senhor, Senhor".

    Item 4: francamente anticatólico (e se contradiz no item 4 e no 5). Só os presbiterianos são os donos da verdade?

    Texto contraditório e de apologia anticatólica.

    Jesus Cristo fundou uma Igreja apenas, cujo primeiro sucessor primaz foi o apóstolo S.Pedro. O resto, é seita fundada 1500 a 2000 anos depois, e isso é fato. Não havia protestantes no início da era cristã (os hereges saíam da própria Igreja, como Lutero no século XVI).

    Esse "doutor" protestante não conhece nem a Bíblia direito...

    ResponderEliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto e nem responderás só com links.
6. Escreverás "Deus" e não "deus", "Bíblia" e não "bíblia", "Jesus" e não "jesus".
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.