Poderá também gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Crescimento evangélico incomoda Bento XVI

Papa disse que a igreja evangélica cresce porque possui uma mensagem aparentemente compreensiva.

A bordo do avião papal o papa Bento XVI expressou nesta sexta-feira sua preocupação pelo auge das igrejas evangélicas na América Latina e África.

Na conversa com jornalistas a bordo do avião que o leva a Cotonou, capital do Benin, o papa afirmou que frente a esse desafio a Igreja Católica tem que oferecer uma mensagem simples, profunda e compreensível.

O papa afirmou que as igrejas evangélicas estão crescendo porque expõem uma mensagem aparentemente compreensiva e uma liturgia participativa que, na realidade, consiste no “sincretismo de religiões”.

“Isso garante um êxito, mas também resulta em pouca estabilidade”, ressaltou. O religioso disse que é muito importante que o cristianismo não se conceba como um sistema difícil, e tenha uma mensagem universal.

Bento XVI acrescentou que muitas vezes esses fiéis voltam à Igreja Católica ou adotam outras igrejas pentecostais. Por isso, o papa defende uma mensagem “simples, profunda e compreensível” para que não aconteça uma fuga de cristãos para estas igrejas.

O religioso disse exigir reconciliação, justiça e paz nas guerras que ainda existem na África. “Muitas vezes as palavras foram maiores que as intenções, que a vontade de realizar esses acordos”, disse em encontro com jornalistas em cúpulas sobre a pacificação do continente.

O papa pediu aos políticos e às pessoas que enxerguem além do egoísmo. “A África é um grande pulmão espiritual para uma humanidade em crise de fé e esperança”, afirmou.

Bento XVI lembrou que em 50 ou 60 anos de independência, a maioria dos países africanos tiveram que enfrentar processos muito rápidos de mudança. “A humanidade se encontra em processo cada vez mais rápido de transformação, e para os povos africanos é um processo difícil, que exige a colaboração de todos”, ressaltou.

Entretanto, o papa defende que a África tem muito a mostrar ao mundo. Para ele, o continente tem um “frescor” e “uma juventude cheia de entusiasmo”, e que apesar dos problemas, há “uma reserva de vida e de futuro” que todos temos que levar em conta, ressaltou.

O papa destacou que vai o Benin porque é “um país que recuperou a democracia, no qual há paz, liberdade, responsabilidade e justiça, e as religiões convivem no meio de um respeito recíproco”.

No país, o religioso também prestará homenagem ao cardeal Bernardin Gantin, morto em 2008: “Era um humanista, um homem de fé e um grande bispo africano muito inteligente”, afirmou. EFE

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto e nem responderás só com links.
6. Escreverás "Deus" e não "deus", "Bíblia" e não "bíblia", "Jesus" e não "jesus".
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.