Poderá também gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 2 de março de 2014

Sete perguntas que todo o russelita tem que responder

1. Quem é que estava dentro da Sarça Ardente? (Êxodo 3)

2. Porque é que o Senhor Jesus nunca Se recusou a receber adoração Divina - Mateus 14:33 -  mesmo depois de ter dito que Só YHWH pode receber adoração Divina? -  Lucas 4:8

3. A diferença de hierarquia implica diferença de natureza em todas as instâncias?

4. No Livro de Revelação o Pai e o Filho são alvo de adoração por parte dos Anciãos  (Apocalipse 5:8). Mas o Senhor Jesus disse que só YHWH pode ser adorado (Lucas 4:8). Pode uma "criatura" receber adoração que só pertence a YHWH?

5. Deus diz que a Sua Glória Ele não a dá a nenhuma criatura (Isaías 42:8) mas o Senhor Jesus diz que Ele o Pai têm a Mesma Glória (João 17:5). Se a Glória de YHWH pertence a YHWH e o Filho tem essa Glória, Quem é o Filho?

6. Pode uma "criatura" fazer tudo o que o Deus Todo Poderoso consegue fazer? (João 5:19)

7. Jeremias 23:5-6 diz que o Nome do Messias é YHWH,  Isaías 9:6 diz que Ele é o Deus Forte, e Jeremias 10:11 diz "Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo deste céu". O Senhor Jesus, que segundo o Russelismo não é YHWH (o Deus que fez os céus e a Terra) mas "outro deus", também desaparecerá?

4 comentários:

  1. Em primeiro lugar chamar Tjs de "Russelitas", é um ato agressivo e denota antipatia por parte dos que o usam, visto que o nome jurídico do grupo é reconhecidamente "testemunhas de Jeová". Realmente não é conduta de quem se diz cristão se utilizar de tal maneira de se referir as TJs. Se as Tjs fossem realmente "russelitas", não teriam mudado uma vírgula do que Charles Russel disse, ao contrário disso, muita coisa mudou na organização desde a época dele, não se usam os seus livros mais, e até citações do nome dele são raras na organização. Portanto esse tipo de referência é baixa e falsa.

    Mas vamos as respostas:

    1_ Quem apareceu a Moisés foram anjos que representavam a YHWH. Serem estes tratados como "Deus" no texto não prova que eram Deus, pois Deus confere autoridade em outros relatos para que anjos e até pessoas se apresentem com a sua autoridade. O próprio Moisés "foi feito Deus" para representar YHWH perante o faraó. Êxodo 7:1

    Note ainda:
    "A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? A este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça."
    Atos 7:35

    Nada mais a declarar!

    2_ Quem disse que Jesus recebeu adoração divina? Quando Jesus estava na terra, pessoas prostravam-se perante ele para fazer uma petição ou para prestar-lhe homenagem, e ele não as repreendia. (Lu 5:12; Jo 9:38) Isto se dava porque era o Rei designado, o Rei nomeado, conforme ele mesmo disse: “A majestade real de Deus tem-se aproximado” (ED);
    “o reino de Deus se tem aproximado”. (NM; Mr 1:15) Jesus era o herdeiro do trono de Davi, e, por isso, era legitimamente honrado como rei. — Mt 21:9; Jo 12:13-15.

    Ajoelhar-se. As atitudes e posturas dos orientais em expressar respeito uns aos outros, e especialmente ao fazerem uma petição a alguém superior, eram muito parecidas às atitudes adotadas na oração.

    Encontramos exemplos de alguém ajoelhar-se em súplica perante outros. Não se fazia isso em adoração daquela pessoa, mas em reconhecimento da posição ou do cargo dela, com profundo respeito. — Mt 17:14; Mr 1:40; 10:17; 2Rs 1:13.

    MUITOS SERVOS DE DEUS PROSTRARAM-SE DIANTE DE HOMENS, MAS DEUS NÃO TOMAVA ISSO COMO IDOLATRIA, ASSIM COMO NÃO TOMOU NOS CASOS DE JESUS.

    A palavra "Proskyneo" que é usada pra traduzir como "adoração" a Jesus em algumas passagens de entendimento um pouco mais complicado, é traduzida de forma diferente em outras passagens da bíblia Almeida quando se aplica a outros seres.

    Gen 23:7, 12.LXX diz que Abraão “prostrou-se” (PROSKINEO) diante dos nativos, os filhos de Hete. Estava Abraão adorando a estes? Esaú, diante de Jacó .Gen.33:3, 6, 7.LXX (Versão Septuaginta Grega) Daniel diante de Nabucodonosor. Daniel 2:46,LXX.

    3_ Em certos casos sim! Se você tem um deus formado por três pessoas co-iguais, lógicamente os três tem de receber a mesma "atenção". Não é isso que acontece no caso da trindade. É feito claramente uma distinção, até mesmo de personalidade, não só de hiérarquia. Enquanto o soberano YHWH exige devoção e se coloca acima de tudo e de todos, Jesus jamais teve a mesma postura, nem após ressucitado e glorificado, mas sempre, tudo o que ele teve foi dado e ordenado por YHWH, inclusive a coisa mais preciosa que alguém pode ter foilhe dado por YHWH, veja:

    “Por que assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.” João 5:26.

    Então, é apenas uma questão de hiérarquia???

    Volto pra responder o resto depois.

    ResponderEliminar
  2. Continuando...

    4_ Bom a resposta à apocalipse 5:8 já está na resposta a questão item 3. Mas não vou me esquivar e vou aproveitar pra responder o que está mais adiante, nos versículos 13 e 14, e que é mais complicado até que o citado no post.

    Leia: Apocalipse 5:13-14 (Almeida Corrigida e fiel)

    Observe que no texto de Apocalipse 4:10 uma pessoa está sentada no trono, da qual se diz que o cordeiro (Jesus) aproxima-se e tira o rolo de sua mão (Verso 7) , logo, o sentando no trono mencionado no versículo 10 do capítulo 4 não é Jesus, mas seu Pai, Jeová.

    Primeiramente, lembre-se que a palavra proskyneo, quando relacionada ao Pai justifica a sua tradução por "adorar", mas aqui, tem um detalhe que não deve passar despercebido.

    Observe no capítulo 5, os versos 8-12 e depois o 13-14.

    Leia : Versículos 8-12 (Almeida Corrigida e fiel)

    Observe que em dois momentos as quatro criaturas ou seres viventes e os anciãos e os anjos dignificam ao Cordeiro elogiando-o pelos méritos conquistados perante o Deus deles. Mas note que algo não foi mencionado.

    Observe agora.

    Versículos 13-14
    E toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e todas as coisas neles, eu ouvi dizer: “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro seja a bênção, e a honra, e a glória, e o poderio para todo o sempre.” E as quatro criaturas viventes diziam: “Amém!” e os anciãos prostraram-se e adoraram.

    Observe que a construção das frases são idênticas, a única coisa que muda é que na segunda ocorrência, Aquele que está sentado no Trono é mencionado, e assim se pode observar o motivo pelo qual na primeira frase ou visão celestial, não se menciona todos estes seres angélicos adorando ao Cordeiro, mas quando a frase se repete, e observa-se a presença do Pai, Aquele sentado no Trono, logo se entende os motivos pelos quais um ato de adoração é feito diante do Pai.

    Simplesmente pelo fato de que esta adoração, que não é mencionada no versos 8-12, é direcionada Àquele que está sentado no trono nos versos 13-14 e não ao cordeiro.

    Uma construção idêntica logo adiante em Apocalipse 7:10-12, faz uma nítida distinção entre "Deus" e o cordeiro Jesus, provando que a adoração é direcionada a "Deus".

    A prova é clara, simples e fiel. Assim, observa-se que uma analise contextual prova que não se está adorando o Cordeiro, mas seu Pai, Yhwh.

    Veja um outro texto Bíblico que ajuda a entender esta ocorrência.

    Leia 1 Crônicas 29:20: "Então toda a congregação louvou ao Senhor Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o Senhor, e perante o rei." -Almeida revista e corrigida de 1969

    E todos eles louvaram o SENHOR, o Deus dos seus antepassados, inclinando-se e prostrando-se diante do SENHOR e diante do rei. -Nova versão internacional

    No texto da Septuaginta está escrito: "prosekunhsan" o Senhor e o Rei."
    Se a opção de traduzir proskyneo por "adorar" no texto acima, for admitida, então podemos concluir que Davi foi adorado junto do Senhor YHWH. Mas qualquer bíblico, porém, acredita que a adoração neste texto é dirigida a Deus unicamente, sendo que Davi recebe a honra de estar associado a Deus e assim receber reverência e honra, mas jamais adoração.

    Observe que esta mesma palavra no hebraico, ( hxv ) "shachah" - (Strong) é usada em muitos outros textos sendo traduzida por adorar, adoração.

    Poderíamos perguntar: Estaria Davi aqui, recebendo adoração junto de YHWH?

    Da mesma forma, podemos entender de Apocalipse 5:13-14, uma construção mais simples do texto Bíblico, que mostra que a adoração é dirigida ao Pai, não a Jesus, isso sendo reforçado pelo fato de no verso de 8 e 12, onde o Cordeiro é mencionado sozinho, não se fazer referência a uma adoração, o que ocorre apenas ao se mencionar
    o Seu Deus e Pai, YHWH.

    Bom, mais uma vez ficou bem extenso, então encerro por aqui, e acredito que com mais um comentário eu concluo o questionário.

    Muito Obrigado por aprovar o primeiro comentário!

    Boa noite!

    ResponderEliminar
  3. Continuando...

    5_Embora o texto de João 17: 5, diga que Jesus possuía uma glória anterior a criação do mundo junto ao Pai, todavia, onde é que está implícito ou explicito que esta glória era igual ou a mesma que a glória do Pai? Analise os versos abaixo.

    João 17:22 “Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;”

    João 17:24 “Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.”

    Veja que os textos acima comprovam que a gloria de Jesus foi conferida a Ele pelo Pai.

    A bíblia também fala de diferentes formas de glória. Paulo dá exemplo disso em sua carta aos Corintios.

    I Cor. 15: 40-41 “Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres. Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor.”.

    Lucas 9:26 “Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos.”

    Este é um verso bastante interessante, pois diz que o Pai possui glória, o Filho possui glória e os anjos também possuem glória. Isso dito no mesmo verso. Por este verso, poderíamos então deduzir que a gloria dos anjos é igual à glória do Pai também?

    "Depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a terra se iluminou com a sua glória." Apocalipse 18:1

    Dos textos acima já podemos estabelecer alguns pontos.
    1- Ter glória não significa ser Deus ou estar na mesma posição de Deus.
    2- Ter glória não faz com que seu possuidor não a tenha por participação na glória do Pai, O Deus.

    6_ O que diz o texto de João 5:19 antes da parte citada, que é a que mais interessa aos trinitários?
    "Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai;"

    O que o texto diz é que Jesus depende do pai para fazer tudo, e que por sua fé perfeita poderia realizar qualquer coisa pelo poder de seu pai!

    Essa ideia se repete no versículo 30. "Eu nada posso fazer de mim mesmo." O mesmo pensamento aparece em João 5:17, 19, 30, 36; 8:28, 29; 9:4; 10:25, 32, 37; 14:10,11, 31; 17:4. João registra 14 vezes em seu Evangelho, que as obras de Jesus não foram feitas por ele próprio, mas realizadas pelo poder de seu Pai.

    Jesus diz que até as palavras que proferia não eram suas próprias em: João 12:49

    Esse pensamento é novamente expresso em João 7:16-18; 8:28, 29, 38; 12:49, 50; 14:24,31; 16:15. João 9 vezes retrata Jesus revelando que as palavras que proferia eram de Seu Pai!

    João 12:44: "Quem crê em mim crê, não em mim, mas naquele que me enviou."

    Lembre-se, Jesus quando proferiu tal frase estava em sua forma humana, mas as pessoas que dizem que Jesus é Deus, levam tal frase ao pé da letra, mas quando Jesus diz "O pai é maior que eu", aí Jesus estava dizendo porque estava apenas na sua forma humana não é??? Assim é muito fácil, quando não convém Jesus estava na forma humana, quando convém qualquer frase interpretada arbitráriamente transforma Jesus em Deus.

    Sei que disse que terminaria nesse, mas não deu. rsrs Mas no próximo com certeza finalizo.

    ResponderEliminar
  4. Finalizando as respostas:

    7_Quando a bíblia fala em “Deus”, nem sempre se refere ao Deus único. Prova disso está em Moisés, ao qual foi feito “Deus” pelo próprio YHWH. Veja também Salmo 82:6 e João 10:34.
    Note que em João 10:34 Jesus estava raciocinando a base das escrituras com os seus acusadores, que o acusavam injustamente de tentar se fazer igual a Deus! A resposta de Jesus foi genial, pois mostrou que a palavra “Deus” não prova igualdade com YHWH!

    “Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar, daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis vós: Tu blasfemas, porque eu disse: Sou Filho de Deus?” João 10:35-36

    Jesus foi genial, só não o entende quem não quer.

    Quando a bíblia diz que os deuses que não criaram a terra desaparecerão, é lógico que se refere aqueles que são pecaminosamente idolatrados pelo homem. Do contrário, se levarmos ao pé da letra, Moisés e todos aqueles a quem Jesus se referiu terão de desaparecer também!

    Além do Pai e do Filho, quem mais foi chamado de “Deus”?

    “Então disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto como Deus (Elohim) a Faraó...” – Êxodo 7:1. “E ele falará por ti ao povo; assim ele te será por boca, e tu (Moisés) lhe serás por Deus (Elohim).” Êxodo 4:16 “Contra Deus (Elohim) não blasfemarás, nem amaldiçoarás o príncipe do teu povo.” (RA) - Êxodo 22:28 “Aos juízes não maldirás, nem amaldiçoarás ao governador do teu povo.” - Êxodo 22:28 "Que é o homem, para que te lembres dele? ou o filho do homem, para que o visites? Fizeste-o um pouco menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste." - Hebreus 2:6 e 7. “...que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo de Deus (Elohim) o fizeste; de glória e de honra o coroaste.” Salmos 8:4-5 “Porque todos os povos andam, cada um em nome do seu deus (Elohim); mas, quanto a nós, andaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus, para todo o sempre.” Miquéias 4:5 RA

    Jacó lutou com quem? Com Deus ou com um Anjo?

    “...lutaste com Deus (Elohim)...” Gênesis 32:28 e 30 “Lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe fez súplicas....” Oséias 12:4

    Deus é o Pai de Cristo. Cristo é o Filho de Deus. Ao Filho foi dada uma posição exaltada. Qualquer coisa que tente transformar os dois num só é um outro evangelho.

    Muitos textos bíblicos comprovam a inferioridade de Jesus em relação a Deus:

    “Meu Pai...é maior do que todos; ...” João 10:29.

    “...porque o Pai é maior do que Eu.” João 14:28.

    “... vós de Cristo, e Cristo de Deus.” I Coríntios 3:23.

    “...o homem a cabeça da mulher e Deus a cabeça de Cristo.” I Coríntios 11:3.

    “...então também o próprio Filho se sujeitará Àquele que todas as coisas Lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.” I Coríntios 15:28.

    Muitos dos escritores do Novo Testamento descrevem Deus como o Deus de Jesus, após Jesus já estar nos céus:

    “Deus e Pai de nosso Senhor Jesus...” II Coríntios 1:3.
    “O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus...” II Coríntios 11:31.
    ”O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus...” Efésios 1:3.
    “O Deus de nosso Senhor Jesus...” Efésios 1:7.
    “O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus...” I Pedro 1:3.

    É a bíblia quem está dizendo tudo isso claramente, não sou eu não viu?

    Nada mais a declarar.

    Obrigado pelo espaço.

    ResponderEliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto e nem responderás só com links.
6. Escreverás "Deus" e não "deus", "Bíblia" e não "bíblia", "Jesus" e não "jesus".
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.