Poderá também gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 14 de abril de 2013

Dons dados por Deus





"Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja" (1Co 14:12).





Habilidades, talentos e dons são presentes dados por Deus a fim de que possamos usá-los para a honra e glória dEle.

Mas como vou descobrir quais habilidades, talentos e dons que Deus me deu?

1) Primeiramente, tenho que colocar no meu coração o desejo de usá-los, independente de vergonha, coragem (que por acaso possa existir) ou tempo. Tenho que prometer ao Senhor que vou usá-los da melhor maneira possível.

Nestes momento de medo, de falta de coragem, de incertezas, de pensar que não sei fazer bem determinadas coisas que Deus quer que eu faça, devo então "orar, orar e orar!" Somente o Senhor é que nos capacita e acalma o nosso coração se Ele vir que estamos, realmente, desejosas de louvá-Lo e glorificá-Lo.

2) Devo fazer uma lista de todas as minhas habilidades:

Cozinho bem? Gosto de receber visitas? Gosto de ajudar o necessitado? Aconselho os que estão aflitos? Gosto de cantar? Gosto de ensinar? Gosto de falar do meu Senhor e Salvador? Gosto de conversar com os idosos? Gosto de crianças?
Na verdade, posso usar qualquer uma dessas minhas habilidades para falar do plano de salvação às pessoas e dirigi-las na direção de Jesus Cristo.

Deus conhece os nossos corações e sabe quando estamos usando o nosso dom ou os nossos dons única e exclusivamente para a honra e glória dEle.
Eu posso estar limpando os bancos do templo da igreja, cantarolando hinos de louvor ao nosso Deus e estar fazendo de todo o coração, com toda a sinceridade. Outra pessoa pode estar cantando um hino cuja mensagem é belíssima e profunda (sua voz também é muito bonita) mas as palavras que ela está proferindo estão saindo da boca para fora e não de dentro do coração.
Não creio que algumas habilidades são mais importantes do que outras, porque Deus olha para o coração e sabe se há ou não sinceridade naquilo que estamos fazendo "para Ele"

Efésios 10:31 diz: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."

Os irmãos de Corinto apreciavam os seus próprios dons e alguns, dentre eles, classificavam uns dons mais importantes do que outros. Puro orgulho!

Em 1 Coríntios 14:12 Paulo nos diz que... "Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurais abundar neles, para edificação da igreja."

Então, não fiquemos preocupados se o dom que estamos usando é um dom que se destaca e que é visto por todos, mas nos preocupemos em usar o nosso dom, seja ele qual for, para a honra e glória de Deus e, também, para edificar aqueles que fazem parte da igreja . Amém!

Quero usar o meu (s) dom (ns) mas algumas dúvidas surgem em meu coração:
1- Mas, como posso usar minhas habilidades, os meus dons para o bem de toda a igreja?
2- Como posso usar minhas habilidades, os meus dons, de forma a levar pessoas a querer aceitar Jesus como o Salvador delas?

Posso fazer um sem número de coisas, mas vejamos apenas estas:

1) Dobrar os meus joelhos no chão e fazer como a Palavra de Deus diz em 1 Tessalonicenses 5:17: "Orai sem cessar." Orar sem cessar e confiar que esta é a vontade de Deus.

2) Usar o dom ou dons que Deus me deu, de todo o coração. Fazer a obra do Senhor com esmero e dedicação.

Só temos que agradecer a Deus por esses dons, talentos e habilidades que Ele nos deu e que nunca esqueçamos de usá-los para a glória dEle.

Em 1 Coríntios 14:24-24, a Palavra de Deus diz: "Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós."

(Veja também 1 Samuel 16:14-23; 1 Crônicas 15:1-16:3)



Oração:

"Pai, Tu conheces o meu coração e sabes que Te amo e quero servir-Te de todo o coração. Trabalha no meu coração para que ele queira, somente, Te servir, Te adorar e Te glorificar.
Que cada passo que eu der seja para Te honrar.
Que cada coisa que eu faça seja para Te honrar.
Que cada canção que eu cante seja para Te honrar e exaltar o Teu nome.
Obrigada, Pai, pelos dons que me deste mesmo sem eu merecer.
Obrigada por confiar em mim!
Em nome do meu Senhor e Salvador Jesus. Amém!


***

(Parcialmente baseado em anotações da Bíblia da Mulher [Trinitariana])

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB)


Silva, Valdenira N. M. Do coração  - solascriptura


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto e nem responderás só com links.
6. Escreverás "Deus" e não "deus", "Bíblia" e não "bíblia", "Jesus" e não "jesus".
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.