Poderá também gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 3 de abril de 2013

És Organizada?





Uma das áreas que preocupa muitas mulheres é a da organização. E, quando falamos em organização, nos lembramos da mulher virtuosa de Provérbios 31. Ela, realmente, era uma mulher organizada que sabia remir o seu tempo. Provavelmente, o seu lema era: "Coragem! Avante!"

Meninas, aposentemos os nossos sofás da sala de TV e procuremos, como guerreiras do Senhor, dar o nosso grito de guerra: "Coragem! Avante!" ... e sejamos mulheres virtuosas... mulheres organizadas... mulheres que sabem remir o tempo!

Ao fazer minha leitura diária no livro de Provérbios, capítulo 31, sobre a mulher virtuosa e descobri nela algumas características que poderiam me ajudar na minha vida diária, na minha organização.

* O versículo 15 diz que ela se levantava "mesmo à noite". Isto significa que ela se levantava tão cedo que ainda estava escuro ("Mulher virtuosa, quem a achará?"). Será que eu ou você, assim como ela, nos levantamos bem cedinho? Ou será que fazemos parte do time das mulheres que se levantam depois das 9 horas?

* Ainda no versículo 15, vemos que ela cuidava de sua família e de sua casa primeiro. Ela sabia o que era importante e o que era urgente para ser feito logo no início do seu dia.

* No versículo 18, vemos que ela trabalhava até mesmo durante a noite. Será que eu ou você temos coragem e força suficientes para prolongar o nosso dia?

* No versículo 20, vemos que ela servia à sua comunidade. Com um coração sábio, cheio de amor pelo próximo, ela abria a sua mão àqueles que estavam necessitando dela. Ela não pensava só em si, não pensava só nos seus familiares mas também pensava naquelas pessoas que precisavam dela.

* O versículo 27 diz que ela estava "atenta ao andamento da casa" e não comia "o pão da preguiça". Dentro do seu planejamento de organização estava arrumar a sua casa e isto ela fazia ao longo do dia. E eu e você, será que estamos comendo o pão da preguiça ou estamos seguindo os passos da mulher virtuosa? mulher virtuosa

* O versículo 30 nos diz que ela temia ao Senhor. E a mulher que teme ao Senhor e obedece aos Seus mandamentos torna-se uma mulher que sabe organizar a sua vida com sabedoria.

Observando cada um destes versículos de Provérbios 31, vejo então que para eu ser uma mulher organizada, como a mulher virtuosa, tenho que ser uma mulher que ama e teme ao Senhor, obedece aos Seus mandamentos, deseja de todo o coração atingir este alvo, é corajosa e segue os seguintes passos...

a) Com determinação, devo começar e terminar cada tarefa;
b) Com sabedoria, tenho que saber em qual ordem devo colocar cada uma;
c) Com sabedoria tenho que saber diferenciar a mais importante da mais urgente;
d) Com coragem e sabedoria, devo me levantar antes da hora que, costumeiramente, me levanto;
e) Com coragem e sabedoria, vou estender o meu trabalho até à noite, se necessário. 

Como Planejar 

Passo 1- Nada nem ninguém é mais importante em nossa vida do que Deus.

Você quer ter um dia cheio de bênçãos, onde você poderá ver as mãos de Deus dirigindo-a?
Então procure colocá-Lo em primeiro lugar em sua vida e em sua lista.

Você quer ter coragem, disposição e sabedoria para fazer tudo que planejou?

Então coloque Deus em primeiro lugar em sua vida.

"Nenhuma mulher estará vivendo de forma plena se não estiver vivendo, espiritualmente, da melhor forma possível." E a melhor forma possível de vivermos é colocando Deus em primeiro lugar em nossa vida.
Leia a Bíblia, ore ao Senhor, diariamente, tenha momentos de comunhão com Deus e você verá mudanças em sua vida. 


Passo 2- Depois de Deus, o que ou quem é mais importante para você? É seu marido? São seus filhos? São seus pais? É uma amiga? É seu trabalho? 
Cuidado, pois de acordo com a Palavra de Deus, quem deve estar em segundo lugar em sua vida (em primeiro é Deus) é seu marido e logo depois dele vem seus filhos. 
Então, pense nas pessoas mais importantes de sua vida e coloque-as no seu planejamento, decidindo como poderá servi-los e atendê-los. 


Passo 3- A mulher sábia, quando está fazendo o seu planejamento, sabe que existem eventos e tarefas que surgirão no futuro.
Apesar de ter o meu dia, minha semana ou até mesmo o mês planejados, devo ter já em mente e com tudo sob controle (e que Deus me ajude e tenha misericórdia!) aquelas tarefas e acontecimentos que surgem e fogem do nosso dia a dia - aniversários, casamentos, encontros, pagamentos a serem feitos... Por causa destes extras, temos, muitas vezes, que sair da rotina preparando lembrancinhas para aniversários, casamentos; preparando estudos para determinadas ocasiões, ...


Passo 4- No nosso planejamento devemos também nos incluir. Devemos separar momentos para nossa ginástica; momentos para a leitura de um livro que seja realmente bíblico; momentos para irmos a um médico, a um dentista... 


Passo 5- Para você ter uma vida mais organizada, é interessante também fazer um planejamento semanal, mensal e anual. 

* Planejamento Semanal 

O planejamento semanal pode ser dividido de duas maneiras diferentes: o horizontal e o vertical.
No horizontal, estão incluídas as coisas que fazemos todos os dias como: ler a Bíblia, orar, fazer exercícios, preparar refeições e o planejamento do dia seguinte.
No vertical, procuramos usar aquelas horas vagas que aparecem durante o dia... para fazer um curso por correspondência, resolver assuntos pessoais, etc. 

* Planejamento Mensal 

Você pode, num calendário, colocar as datas importantes que você não pode esquecer de jeito nenhum, naquele mês, como por exemplo: a reunião de pais e mestres da escola do seu filho; o aniversário de seu pai; o encontro de senhoras da sua igreja; o dentista de seu filho... 

* Planejamento Anual 

Este planejamento também pode ser feito num calendário para que você não esqueça dos seus compromissos: aniversário de casamento; formatura de um filho; viagem de férias; evento outros...

Concluímos, então, que planejar é uma necessidade. Para que nossa vida seja organizada, é necessário que a organizemos, planejando tudo que temos que fazer a cada dia e não esquecendo que o planejamento semanal, mensal e anual também são importantes.

Por falta de planejamento, muita gente já esqueceu de dar um estudo numa reunião de senhoras; de ir ao médico; de ir ao aniversário de uma irmã; de lembrar o aniversário de seu casamento...

Mulheres virtuosas, oremos e peçamos a Deus sabedoria, direção e a Sua vontade para sabermos planejar o nosso dia, semana, mês ou ano.
Com o dia já planejado de véspera, oremos ao nosso Deus pedindo a Sua bênção logo bem cedinho e, ao término do dia, não devemos esquecer de agradecê-Lo pela vitória deste dia que se passou.


Que o nosso dia, semana, mês e ano possam ser usados única e exclusivamente para a honra e glória do nosso Deus.

Que tenhamos em nosso coração o que diz a Palavra de Deus em Filipenses 3:14: 

"Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."


--------------------------------

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB)
Silva, Valdenira N. M. Do coração de Valdenira
Solascriptuta-tt.org
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto e nem responderás só com links.
6. Escreverás "Deus" e não "deus", "Bíblia" e não "bíblia", "Jesus" e não "jesus".
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.