Poderá também gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 9 de abril de 2013

A Paz de Deus







Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti" 
(Isaías 26:3)


Como posso sentir a paz de Deus inundando todo o meu ser quanto tenho ao meu redor pilhas de roupas para lavar, compras para fazer, trabalhos para terminar e, o que é pior, um resultado de exame para receber?
As preocupações nos rodeiam, o medo vive, diariamente, ao nosso lado e a ansiedade toma conta de nós. Mas, como filhas de Deus e templo do Espírito Santo, temos um meio para driblarmos estas preocupações, este medo e esta ansiedade. Este meio é a perfeita paz de Deus que não espera por momentos perfeitos e certinhos para fazer morada em nosso coração.
É maravilhoso sabermos que, como filhas de Deus, podemos ter esta paz mesmo vivendo em um mundo de guerras, desemprego, doenças, drogas, futuro incerto para nós e para nossos filhos...
Quando nestes momentos de tristeza decidimos repousar nos braços do Senhor, não só sentimos a Sua paz mas sentimos também o Seu amor.


* O Que É Paz Perfeita?

Paz perfeita não é viver em um lar sem barulho, sem brigas, sem filhos rebeldes, sem telefones tocando ou sem nenhum problema.
Paz perfeita é aquela que vem de Deus e chega até nós independente das circunstâncias. Mesmo quando nos encontramos no meio de uma grande tempestade, podemos sentir esta paz.
Foi o próprio Jesus que nos prometeu dar a Sua paz. Ele disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá (João 14:27).
A certeza de que o Senhor sempre está conosco nos momentos de angústia, medo, sofrimento, nos deixa mais confiantes e seguras. O próprio rei Davi diz ao Senhor ... "Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa" (Salmo 139:7-12).

Amada, ter paz em nossa vida não significa estarmos livres de tribulações mas significa que mesmo em meio às tribulações podemos ter a paz que só Ele pode nos dar.
Podemos sentir esta paz em nossa vida confiando que Ele suprirá todas as nossas necessidades. A Sua Palavra nos diz em Filipenses 4:19 que "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus." Se a Bíblia diz que Ele supre todas as nossas necessidades, isto significa que não há nenhuma necessidade que Ele não possa suprir.


* Para Termos Paz É Necessário Termos Confiança Em Deus.



Para que a paz de Deus tome conta da minha vida é necessário que eu confie nEle.

Quando estou atravessando o vale da sombra da morte tenho que, como uma mulher de Deus, crer e confiar que Ele está ali comigo atravessando o vale ou talvez até mesmo me carregando em Seus braços amorosos.

Mesmo sendo uma filha de Deus, posso passar por aflições em minha vida mas Jesus me diz ... "tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33). Não se preocupe, filha, pois "a minha paz vos dou" (João 14:27). Ele ainda me diz ... "Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14:27b).

Estes e tantos outros versículos me dão a certeza de que o meu Deus não me abandona, assim como não abandonou, por exemplo, José do Egito em seus momentos de tribulação. A Bíblia nos diz que "Deus era com ele. E livrou-o de todas as suas tribulações ..." (Atos 7:9b-10).

Amada, quando temos que atravessar um rio agitado e sabemos que haverá medo, terror e pânico, então temos que antes fazer uma decisão:

1) Vou atravessar este rio rendendo-me a todas estas más emoções?
ou
2) Vou confiar no meu Deus, segurar em Suas mãos, repousar em Seus braços e seguir de cabeça erguida sentindo a Sua paz invadir todo o meu ser?




* Recebendo A Paz De Deus.



Quando eu decido confiar no Senhor, caminhar com Ele lado a lado, é então que tenho acesso àquela "paz de Deus, que excede todo o entendimento" (Filipenses 4:7a). E essa paz "chega até nós por meio de quatro dádivas que Ele nos concedeu." Elas são:



1- Deus, o Filho;

2- Deus, o Pai;

3- A Palavra de Deus;

4- Deus, o Espírito.




1- A Paz Através de Deus, o Filho



Eu posso ter a paz que tanto necessito através de Jesus Cristo, pois setecentos anos antes de Jesus nascer, o profeta Isaías disse na Bíblia: "Porque um menino nos nasceu ... e se chamará o seu nome ... Príncipe da Paz"(Isaías 9:6).
Jesus é o Príncipe da Paz. É através dEle que podemos encontrar a verdadeira paz que tanto necessitamos.
A paz que tínhamos com Deus foi quebrada quando Adão e Eva pecaram mas Jesus veio aqui para a terra para resgatar esta paz perdida. Ele morreu no meu e no seu lugar e ... "pela fé nele, temos paz com Deus". Temos, agora, aquela paz que tínhamos perdido.
"Obrigada Senhor, porque Tu és o Príncipe da Paz. Porque Tu não mediste esforços para me dar esta paz que está sempre comigo nos bons ou maus momentos da minha vida."



2- A Paz Através de Deus, o Pai

Eu posso ter a paz que tanto necessito através de Deus, o Pai.
Isaías 26:3 me diz: "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti."
É esta paz que "excede todo o entendimento" que eu, mesmo em meio às minhas tribulações, medo, angústia, pavor e lágrimas, sinto dentro de mim.
"Obrigada Pai, por esta paz que tu derramas sobre mim, pela Tua fidelidade e amor."


3- A Paz Através Da Palavra de Deus.

Somente na Palavra de Deus é que posso encontra lenitivo para a minha alma.
Em meio ao medo, ao caminhar pelo vale da sombra, decido parar e ler a minha Bíblia e vejo que é somente nela que encontro conforto e paz que a minha alma tanto necessita.
O Salmo 119:165 me diz que "muita paz têm os que amam a Tua lei, e para eles não há tropeço."
Amar a Palavra de Deus é amar o Deus que a fez, é amar estar em comunhão constante com Ele, é amar aprender dEle, é amá-la tanto que procuro escondê-la no coração "para eu não pecar contra ti" (Salmo 119:11).
"Ó Senhor, obrigada pelas doces palavras da Tua Palavra que penetram em meu coração, fazem nele morada e arrancam dele as frustrações, preocupações e tudo que está tentando me derrubar. Obrigada pela Tua paz em minha vida!"



4- A Paz Através De Deus, Espírito Santo.

Quando estou aflita, em meio às tribulações, é Ele, o Espírito Santo, o Consolador, que me consola e me reveste da paz de Deus. É Ele que, habitando em mim, me dá a certeza de que não estou só mas Ele está comigo carregando o meu fardo e a minha cruz. Só tenho que agradecer a Deus por enviar o Consolador e deixá-Lo fazer em mim morada.

Amada irmã, observando tudo isto, temos, então, a certeza de que Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo e a Sua Palavra são dádivas que não nos deixarão sem a paz que tanto necessitamos.



* Escolhendo A Paz De Deus Em Vez Do Pânico.


Numa das mais belas passagens que existe na Bíblia, lemos a história de Jesus com Seus discípulos num barco atravessando um lago.
Nesta passagem, podemos ver um quadro de verdadeiro pânico e de uma paz "que excede todo o entendimento"...
A viagem transcorria calma, sem nenhum incidente. De repente, surgiu uma tempestade que os deixou em verdadeiro pânico. Enquanto eles apavorados lutavam contra a tempestade, o Senhor dormia tranqüilamente. A paz que O envolvia vinha da certeza de que a Sua vida estava nas mãos do Pai. Os Seus discípulos não tinham essa paz que envolvia o Senhor e por isso O acordaram. Jesus, então, perguntou: "Onde está a vossa fé?" Nossos dias estão nas mãos do Senhor. Quando uma grande tempestade ameaçar a sua vida, não entre em pânico nem se desespere mas confie que o Senhor estará com você dando-lhe aquela paz que você tanto necessita. Ele é mais forte do que qualquer tempestade que possa surgir. Ele é o Senhor de tudo. Ele é o Senhor dos céus, da terra e do mar e só Ele é que pode trazer ao seu coração a verdadeira paz.



* Andando No Caminho Da Paz.


Que atitudes devemos ter diante de tudo que aprendemos da paz de Deus?
Como conservar tantas dádivas que o Senhor nos dá quanto à Sua paz?

1) Devo descansar e repousar nos braços amorosos do Senhor, confiando que é Ele que me dará a Sua paz.

2) Devo orar, abrindo o meu coração ao Senhor e deixando com Ele as minhas preocupações, dúvidas, medo, ansiedade ... Estes momentos de comunhão com Ele encherão a minha vida da paz "que excede todo o entendimento".

3) Devo procurar na Palavra de Deus versículos sobre medo, preocupação, amargura, tristeza... e, logo que os encontre devo decorá-los e gravá-los no coração. A Bíblia em 2 Timóteo 1:7 me diz: "Porque Deus não nos deu o espírito der temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." Então, devo decorar aqueles versículos que plantarão em meu coração a paz de que tanto necessito.

4) Finalmente, "devo examinar os Evangelhos e estudar a vida de Jesus" que como homem e não como Deus passou por momentos de tribulações, preocupações, maus tratos ...
É com Ele que tenho que aprender a sentir a mesma paz que Ele sentia naqueles momentos de sofrimento.
É com Ele que tenho que aprender como permanecer no Pai e como ter a Sua paz.
É com Ele que tenho que aprender a sentir a paz que Ele sentia mesmo quando estava caminhando para o Calvário para ser crucificado e morrer no meu e no seu lugar.
É a Ele que tenho que agradecer pelos exemplos de paz que Ele deixou para ser seguido por nós.
É a Ele que tenho que agradecer pela paz que Ele nos dá, pela paz "que excede todo o entendimento".


Amada, quando você estiver em meio às suas tribulações, quando a dor for tão grande que você não consiga conter as lágrimas, lembre-se de que qualquer que seja a sua cruz, o Senhor está pronto para lhe dar o Seu amor e lhe dar a Sua paz.



"Busquei ao Senhor, e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Olharam para Ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos." (Salmos 34:4-5).




***



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB)
Silva, Valdenira N. M. Do coração de Valdenira - Solascriptuta

.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto e nem responderás só com links.
6. Escreverás "Deus" e não "deus", "Bíblia" e não "bíblia", "Jesus" e não "jesus".
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.