Poderá também gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Você sabe se alimentar?







"Quando te assentares a comer com um governador, atenta bem para o que é posto diante de ti, E se és homem de grande apetite, põe uma faca à tua garganta." 
(Provérbios 23:1-2)



A mulher que, de todo o coração, deseja agradar ao Senhor, está sempre lendo a Bíblia e descobrindo que áreas de sua vida necessitam ser lapidadas ou mesmo mudadas.
Quando o Senhor me disse em Sua Palavra: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus", comecei a entender que Ele estava falando comigo de um modo claro e direto. Vi que, até mesmo o meu comer poderá ser feito para honra e glória dEle.
Se eu quero honrar a Deus através da minha postura alimentar, tenho que seguir alguns métodos que me farão adquirir um hábito alimentar saudável à minha vida física e espiritual.

Vejamos alguns métodos que, com certeza, me ajudarão:

Método 1 - Não extrapole ao comer - Talvez, para algumas pessoas, comer na hora do jantar 2 pratos fundos de sopa, uns 3 pãezinhos, 2 ou 3 rodelas de inhame com bastante carne, 2 copos de suco... não seja extrapolar mas quando digo que "não devemos extrapolar ao comermos", isto significa "não comer demais". O fato de eu comer demais vai me deixar indisposta e me sentindo mal.
Mas... comer é tão bom, não é? Comer demais é bom para me fazer ficar com excesso de gordura e me enquadrar no time dos "glutões" - condenados pela Bíblia.

Analisemos os dois versículos seguintes:

"Achaste mel? come só o que te basta; para que porventura não te fartes dele, e o venhas a vomitar." (Provérbios 25:16)

"Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos." (Provérbios 23:21)

Provérbios 25:16 me diz, claramente, que devo comer só o necessário, pois, caso contrário, irei me sentir mal e chegar mesmo a vomitar. E, além disso, Provérbios 23:21 ainda me alerta de que se me tornar uma comilona, certamente, me tornarei uma pessoa sonolenta e empobrecerei.

Quem, dentre nós, já não comeu uma gostosa feijoada e, logo após, por causa do excesso, não ficou caindo de sono?
"Sonolência, preguiça e lentidão certamente são os resultados de comer muito e optar pelos tipos errados de alimento." Este é o preço do nosso descontrole quando decidimos obedecer a nosso apetite e vontade de comer além do que é necessário.

Ao examinar estes dois versículos do livro de Provérbios cheguei à seguinte conclusão:
a) O comilão terá a sua saúde abalada - vai engordar, tornar-se sonolento, ficar preguiçoso, lento...
b) O comilão paga muito pela comida que come - se não tiver cuidado acabará na pobreza.

Ante de sair para o supermercado, devo pensar nas tantas coisas que eu poderia fazer com o dinheiro que estou pensando em usar para a hora dos meus "fartos" lanches, tais como:

* pipoca , ao assistir a um filme na TV;
* um doce de mamão incrementado com coco para a sobremesa do almoço;
* um pavê com creme de leite para o lanche da tarde, acompanhado de refrigerante "diet" e uns biscoitinhos recheados;
* um capuccino com chantilly para tirar a sonolência do almoço;
* uns chocolates para os intervalos;
* uns... uns... uns...ah!!!!!!!!!!!

Amadas, comer demais não é bom para o nosso corpo nem para o nosso espírito, pois quando comemos além daquilo que deveríamos comer sentimos que estamos fora da vontade de Deus e, imediatamente, uma grande culpa toma conta do nosso ser - isto quando conhecemos a Palavra de Deus. Ás vezes, sentimo-nos fracas diante do Senhor e sem coragem de reconhecermos que comemos demais e que isto afetou a nossa vida espiritual.
Se deixamos este nosso hábito crescer, a nossa vida poderá se resumir entre comer e dormir. E, neste ponto, já sem coragem de olhar para Deus, começamos a não saber mais administrar o nosso tempo e começamos a... engordar, engordar e... engordar. Agora, somente Deus poderá me livrar desta minha situação, pois não tenho força para parar, não tenho força para deixar aquilo que tanto gosto... COMER!

Só Deus É Quem Pode Mudar o Meu Querer
"Querido Deus e Pai, ajuda-me a mudar o meu coração!
Ajuda-me a mudar de direção!
Ajuda-me a saber administrar o meu tempo!
Que eu preste atenção não só no tipo de alimento que como, mas também e principalmente na quantidade!
Que eu, Senhor, saiba transformar minha vida de lentidão em uma vida vibrante e contagiante!
Senhor, eu sei que "todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm."
Que eu possa me revestir do Senhor Jesus Cristo e andar do modo que Te agrade. Amém!"

Resumindo: Devo seguir os seguintes conselhos:
* Coma somente quando tiver fome.
* Coma somente após orar.
* Coma somente uma porção.
* Coma meias porções.
* Coma em um prato de sobremesa.
* Coma seguindo um horário.
* Coma o que for saudável.
* Coma o que lhe fornecer energia.
* Coma para a glória de Deus.

Método 2 - Coma somente o necessário - Quando oro ao Senhor, pedindo-lhe que mude o meu coração e a minha mente com relação à minha maneira de encarar o meu pão diário, sei que Ele vai me atender. Devo fazer de Provérbios 30:8-9 a minha oração: "... mantém-me do pão da minha porção de costume; Para que, porventura, estando farto não te negue..." 
Quando peço a Deus que Ele me dê "o pão de cada dia" significa que estou pedindo a Ele a comida que vai me alimentar o suficiente para deixar o meu corpo saudável e o meu espírito pronto para servir ao Senhor de bom grado.

Método 3 - Coma somente o que te basta - A Bíblia diz: "Achaste mel? come só o que te basta;" (Provérbios25: 16) 
Esta passagem me lembra do maná que Deus dava ao povo judaico quando estava no deserto a caminho da Terra Prometida. O povo só podia recolher o necessário para comer naquele dia. Não podia guardar para o outro dia, pois se fizesse isto o maná apodreceria. Nós também só devemos comer o necessário para viver e não viver para comer. Isso é importante, amadas, se quero ser uma pessoa saudável tanto física como espiritualmente.

Método 4 - Tenha domínio sobre seu apetite - O que a Bíblia me ensina sobre ter domínio sobre o meu apetite?
1 Coríntios 6:12 nos diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm." Isto significa que posso comer qualquer coisa que quiser mas... nem tudo convém! E o versículo continua: "Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." E é exatamente isso que devo dizer ao Senhor: "Posso comer o que tiver vontade mas porque Te amo e sou o templo do Espírito Santo não vou me deixar dominar por comidas que vão fazer mal ao meu corpo e ao meu espírito. Sei, também, que sozinha não vou ser capaz de enfrentar este desafio mas com a Tua ajuda serei capaz de vencer tudo e não me deixar dominar por nada."

Método 5 - Coma, exclusivamente, para agradar a Deus - Como uma mulher de Deus que quer agradar ao Pai devo ficar atenta a:
a) quando como;
b) o que como;
c) de que maneira como;
d) quanto como e.... tudo isto é para que eu possa glorificar e honrar o meu Deus.

Alguém disse que "o hábito é vencido pelo hábito." Os velhos hábitos devem ser substituídos por hábitos novos. E, para atingir este alvo tenho que ter em mente o seguinte:
"* Coma para glorificar a Deus.
 * Coma para viver ao invés de viver para comer.
 * Coma pela saúde.
 * Coma pela energia.
 * Coma com domínio próprio.
 * Coma como um cristão, não como um ateu."

Sei que tudo isto é um desafio para a minha vida. Sei que é um desafio que Deus coloca diante de mim e por isso me esforçarei para conseguir ter vitória.

Minha oração é que Deus não só mude o meu coração mas também abra meus olhos e a minha mente para que eu consiga vencer as minhas dores de cabeça, meu corpo cansado, minha vontade constante de dormir (tudo isto por causa do meu descontrole alimentar) e assim,  poder realizar tudo aquilo que Deus quer quer eu realize.
Que eu possa fazer pequenas mudanças a cada dia e possa me tornar uma mulher obediente ao Senhor e segundo o Seu coração. Que eu possa glorificar ao Senhor não só no meu corpo mas também no meu espírito, pois a Bíblia me diz: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo...glorificai pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito os quais pertencem a Deus." (1 Coríntios 6:19-20)

Que isso possa ajudá-la, de alguma maneira, a encontrar seu próprio equilíbrio.


****

Estudo parcialmente baseado no livro "A Sabedoria de Deus na Vida da Mulher" de Elizabeth George
Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB)
Silva, Valdenira N. M. Do coração - solascriptura



5 comentários:

  1. Querida Deus te abençoe.
    Nunca vi este versiculo desta forma, aleluia! Muito edificante.

    Posso fazer um post parecido com o seu em meu blog?
    Colocarei seu blog como referência, esperando resposta.


    Ótimo FDS*
    Post novo, venha conferir!!!
    http://gabriellyrosa.blogspot.com G.R ♥

    ResponderEliminar
  2. Gabrielly, a Paz de Deus.

    Pode sim.
    Com exceção das passagens Bíblicas, o restante do texto (que é pessoal) pode ser copiado sem ser alterado.
    Ótima semana.
    Passarei lá..

    ResponderEliminar
  3. A tempos venho pensando a esse respeito, e mesmo sendo nova (21 anos) eu tenho uma alimentação ruim e até posso dizer vergonhosa.
    Não sou de comer muito e nem faço questão de comer besteiras, mas se eu tiver oportunidade, seja um convite ou uma vontade inesperada nao exito e parto para uma comida que vai me deixar mal depois.
    Quero mudar minha alimentação, para honrar meu Deus na comida e para deixar o templo do Senhor em ordem (rsrs)..
    Há muitos que dizem "crente come demais" e infelizmente é assim.
    esse artigo me edificou e me ajudou muito, pois me deu o empurrão e incentivo que estava precisando!
    Agradeço a Deus pelo artigo , e desejo que Deus lhe abençoe com muita sabedoria.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. A Paz do Senhor!!!
    Que texto edificante para minnha vida! Tive depressão e engordei 50 kg...a comida passou a ser meu vício....hj sou convertida e desde entao emagreci 20 kilos pois me sinto melhor e não tenho mais a necessidade de me alimentar compulsivamente....mesmo assim ainda me sinto muito ligada a comida e voltei a comer muito a noite....sinto que tenho fracassado...não tenho domínio próprio para ter limites....ontem comi muito. Ate passar mal e sinto que isso me afasta de Deus...Hoje quero recomeçar!!! Seu texo me ajudou...vou imprimir e ler muitas vezes...preciso vencer nessa área...em none do Senhor Jesus!!!!

    ResponderEliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto e nem responderás só com links.
6. Escreverás "Deus" e não "deus", "Bíblia" e não "bíblia", "Jesus" e não "jesus".
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.