Poderá também gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 24 de março de 2011

Lineu o militante ateu e a imaginada extinção da religião

O militante ateu Lineu fez referência a uma notícia onde se diz que a "religião pode ser extinta em 9 países". O meu primeiro comentário foi:
Meu Deus, estes "estudos" são tão ridículos.

Não, não é a religião que vai desaparecer dos "países mais ricos". É o Cristianismo que vai ser substituído por outra religião (islão, paganismo, etc).

Nunca vai haver uma sociedade sem crença religiosa porque a religião é a posição por defeito do ser humano.

Relembro: o cristianismo pode acabar mas outras religiões vão tomar o seu lugar.
Ele então disse:
Mas há uma relação clara entre nível de educação e religiosidade, quanto mais desenvolvido e educado for um povo menor é seu nível de religiosidade.
Agora é só uma questão de dizeres se:
  • A irreligiosidade gera desenvolvimento e educação

ou

  • Se a educação gera a irreligiosidade.

Se defendes a primeira (nomeadamente, que a falta de crença gera desenvolvimento económico), tens que mostrar como o ateismo suporta o desenvolvimento económico quando o ateísmo apenas diz que "Deus não existe". Como é que de "Deus não existe" tu concluis que se deve ser economicamente próspero?

Se defendes a segunda (que progresso económico e bem estar social leva a que as pessoas abandonem Deus) não tenho problemas nenhuns com isso. É uma verdade Bíblica que quanto mais as pessoas se sentem "seguras", mais susceptíveis são de se convencerem de que Deus é Irrelevante para as suas vidas. Mas este período sempre acaba em tragédia.

Há uma exceção, os Estados Unidos.
Sim, os EUA demonstram que o ateísmo e progresso não tem nada a ver. Se daqui há 30 anos os EUA forem um país mais anti-cristão do que são hoje (como são os países do norte da europa), os militantes ateus vão aparecer e dizer que o seu progresso económico deve-se à falta de fé do país.

Eu sinceramente acho ridícula a vossa posição mesmo quando se fala nos países nórdicos. Estes países tem 1000 anos de história Judaico-Cristã, e só nos últimos 20/50 anos é que se tornaram anti-Cristãos. No entanto, quando vocês militantes ateus querem identificar as causas do seu progresso económico, vocês não apontam para os 950 anos de história Cristã, mas sim para os últimos 50 anos de história anti-Cristã.

Isto faz algum sentido nas vossas mentes?

2 comentários:

  1. Texto infeliz este teu amigo: (...) diz que "Deus não existe". Como é que de "Deus não existe" tu concluis que se deve ser economicamente próspero?
    - Tu distorce as coisas aqui. Não quer dizer que se deus não existe tu vai ser economicamente próspero e sim que países prósperos (com nível cultural avançado - que não é nosso caso), possuem maior números de Ateus e não que ser Ateu lhes fez prosperar.
    Isto é, se você contexta ou simplemente pensa um poquinho (não muito) vê que a bíblia não é tão diferente do Harry Potter (o segundo ainda faz mais sentido).

    ResponderEliminar
  2. Charmouth,

    1. O que é que a maior existência de ateus em pequenos países europeus nos diz sobre a veracidade do ateísmo?

    2. De que forma é que a Bíblia é semelhante ao Harry Potter.

    Faz um argumento lógico senão o teu comentário será apagado.

    ResponderEliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto e nem responderás só com links.
6. Escreverás "Deus" e não "deus", "Bíblia" e não "bíblia", "Jesus" e não "jesus".
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.