Na época do Natal a maioria dos cristãos decora suas casas para este feriado. A principal dessas decorações é a árvore de Natal. Comparemos isso com o que disse Jeremias 10:1-4:
- “Escutai, casa de Israel, a palavra que o Senhor vos dirige! Oráculo do Senhor: Não imiteis o procedimento dos pagãos; nem temais os sinais celestes, como os temem os pagãos, porquanto os deuses desses povos são apenas vaidade. São cepos abatidos na floresta, obra trabalhada pelo cinzel do artesão, decorada com prata e ouro. A golpes de martelo são-lhes fixados os pregos e postos em seus lugares para que não se movam.”
A árvore de Natal se tornou um símbolo importante do feriado e o elemento central das decorações do feriado. Por que isso acontece? O Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Onde é que os relatos evangélicos de seu nascimento mencionam uma árvore? Pois não é a cena da natividade o símbolo maior e o elemento central do Natal?
Que este não é o caso entre os descrentes é bastante compreensível, mas entre os crentes? O cenário da natividade foi substituído nas mentes e corações da maioria das pessoas pela árvore de Natal. É para a árvore de Natal que as crianças, mesmo entre os filhos de cristãos, olham de maneira ansiosa e amorosa.
O cenário da natividade foi posto de lado. Ao fazer isso, os cristãos fizeram um ídolo da árvore de Natal.
E o nosso pecado não pára por aí. Tiago 1:17 diz: “Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes...”. No entanto, ensinamos nossos filhos que os presentes vêm do Pai Natal. Eles aprendem a amar e agradecer a um homem mitológico. Não deveriam nossos filhos aprender a agradecer e amar a Deus e a seus pais pelos bons presentes que recebem?
Pode um Deus que odeia a mentira estar satisfeito quando mentimos para nossos filhos e, dessa forma, desviamos a atenção de Deus e de suas expressões de amor?
Muito bom Lucas!!
ResponderEliminarÈ divulgar o que para muitas pessoas é dificil de ajustar!
Sabes que hoje em dia as pessoas já estão acomodadas com muitas tradiçoes, não querem saber muito o que realmente envolve verdadeiramente as mesmas! De certa forma deixar de celebrar esta festividade derrepente iria ser estranho e até causar uma certa ressaca. È preciso ter certas qualidades, humildade, aceitação e devoção ao verdadeirao Deus para nos apartarmos deste sistema.
beijinhos Lucas :*