Poderá também gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Brasileiros no exterior encontram força na religião para enfrentar dificuldades


O sonho de morar em outro país, vivenciar outra cultura e conhecer lugares famosos que estampam cartões postais, nem sempre é livre de dificuldades e percalços. Com isso, muitos imigrantes brasileiros em outros países acabam buscando na religião a ajuda e o conforto para os problemas enfrentados no dia a dia em um país estranho.

O jornal do SBT, de terça-feira (27), mostrou um pouco dos obstáculos que os brasileiros enfrentam por entrarem em uma terra distante.

Em Londres, na Inglaterra, por exemplo, são muitas as diferenças do Brasil: o idioma, lugares não conhecidos, dirigir pelo lado direito, e mesmo características comportamentais , trazem dificuldades de adaptação.

O brasileiro Frederico Camdo, que mora na Inglaterra há mais de 10 anos, conta que no início sentiu a barreira do idioma. Ele trabalhava em um restaurante e quase chegou a ser demitido por não falar fluentemente o inglês.

A vida e o caminho difícil a ser trilhado faz com que os imigrantes procurem uma igreja ou congregação para terem algum apoio durante sua estadia.

“A maioria vem com um sonho e eles pensam que vai ter um tapete vermelho os esperando. Quando eles encaram a realidade – pessoas com cara fechada, dificuldades no trabalho e com a língua, tudo isso faz com que procure algum apoio”, diz o pastor Edmilson Bueno, de uma congregação em Londres.

Os cultos em inglês, na sua maioria, possuem tradução simultânea, o que atrai os que falam somente português. Os frequentadores são na maioria brasileiros, mas portugueses, angolanos e moçambicanos também marcam presença.

Segundo um frequentador que não se identificou, a “presença nos cultos é uma forma de se sentir seguro, acolhido, fazer novas amizades.”

France Sales desembarcou na Inglaterra com o sonho de ser jogador de futebol. Decepcionado com o objetivo não realizado, ele saiu do isolamento em que vivia frequentando um culto evangélico. “Aqui tive um encontro com Deus e fiz amigos, pois todos são brasileiros”, revelou.

Segundo o Conselho de Pastores da Inglaterra, há 104 igrejas evangélicas com cultos em português em todo o país. Ao todo, já são contabilizados 30 mil brasileiros. Estimativas ainda apontam que de cada 10, pelo menos sete brasileiros se converteram no exterior.

Jussara Teixeira


Copyright © Christianpost.com. All rights reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto e nem responderás só com links.
6. Escreverás "Deus" e não "deus", "Bíblia" e não "bíblia", "Jesus" e não "jesus".
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.