Poderá também gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Refutando Alegações Russelitas (1)

Respondendo a algumas alegações Russelitas:
O texto fala que existe um só Deus.
QUEM é este ?
Depende do contexto. Só há Um Deus Verdadeiro e Deus Forte (YHWH), e a maior parte das vezes que o título é usado isoladamente, refere-se sempre ao Pai. Mas há partes Bíblia onde o Senhor Jesus é chamado de Deus ou que Ele tem Poder e Natureza de Deus. Ninguém senãp YHWH é Deus, logo se o Senhor Jesus tem Natureza Divina, ele tem a Mesma Natureza que o Pai.
Se perguntar isso ao Atanásio, ao Constantino, ao Papa ou ao Ismael dirão que este um só Deus é a Trindade, o Deus Triuno formado de Pai, Filho e Espírito Santo. Mas Paulo disse que é o Pai, se ele diz que é o Pai, então é o Pai, é Paulo quem está dizendo.“significa que o Senhor Jesus não é Deus”
Então, usando a tua lógica, o Pai não é Senhor porque só o Senhor Jesus Cristo é o Senhor. Mas em outras partes da Bíblia o Pai é chamado de Senhor embora Paul diga que só o Senhor Jesus Cristo o é.

Como é que fica a vossa pseudo-teologia? Ou vocês se apercebem que a vossa rendição deste versículo está errada, ou então a vossa teologia tem um problema grave.

Atenção que não digo que o título de Senhor não seja usado em outras partes; estou a dizer que se vocês pensam que quando Paul diz que só há Um Deus, o Pai, isso anula o facto do Senhor Jesus ter a Mesma Natureza do Pai (que é o que os Cristãos sempre acreditaram), então ninguém mais é Senhor, nem mesmo o Pai.
No texto em questão, “um só, fulano” significa que apenas fulano é Deus, se outro também for, então automaticamente contradiz a frase anterior que diz “um só”, não dá pra sair disso.
Então se houver outro Senhor, este versículo também está errado. Isto, claro, segundo a vossa interpretação Gebberiana.
Mas porem o próprio verso anterior afirma que existem muitos deuses, o ponto dessa passagem é a supremacia do Pai.
 "Supremacia do Pai" não invalida que o Pai e o Filho tenham a mesma Natureza. O Pai, em termos de hierarquia, está acima do Filho (como os Cristãos sempre acreditaram desde sempre).
No caso do termo “Senhor”, a continuação do versículo 8:6 usa senhor com o sentido de adon, um rei ou amo de escravos, mas não como sinônimo de YHWH. 
 Mas o Pai é Senhor ou não? Essa é a questão.
“e mostrei-te que a Bíblia chama o Filho de Deus de Senhor (YHWH, em Jeremias 23:6), mas diz que só há Um Senhor”
Chama de “Senhor” ou chama de “YHWH”, as duas palavras são diferentes.
 Se eu disse que Jeremias chama de Senhor ao Filho, então estou a falar de YHW.
Jeremias 23:6 fala sobre o messias ser chamado de “Jeová É Nossa Justiça” (sendo que Jesus significa Jeová é [nossa] Salvação”) assim como Jeremias 33:16 diz que Jerusalém será chamada de “Jeová É Nossa Justiça”. são nomes teofóricos que visam louvar a Deus, títulos que tem uma homenagem a Deus em si, pessoas e cidades antigas tinham o costume de ter expressões e frases de louvor aos deuses que adoravam em seus nomes. Os nomes dos personagens bíblicos costumam ser assim.
Isto revela mais falta de entendimento em torno da essência do Nome.

Embora tanto o Messias em 23:6 e Jerusalém em 33:16 sejam identificados como "YHWH tsidqenu", vemos que há uma diferença muito importante. Em 23:5, diz-se que o Renovo será chamado pelo Nome de o Senhor a Nossa Justiça. A palavra "Nome" é uma tradução da palavra hebraica "shem", que tem um significado mais pleno e complexo que a palavra "nome" em português. SHEM refere-se ao carácter e à essência daquele que possui esse nome.

O facto de Jeremias ter escrito em 23:6 que o Renovo de David seria chamado pelo Nome de Deus revela que o Messias incorpora em si todos os atributos Divinos que o Pai tem (algo confirmado no Novo Testamento). Isto contrasta com o que é dito em 33:16 onde a palavra "shem" NÃO é usada.

Portanto, o Messias é identificado como Alguém que tem Nele Mesmo a Divindade do Pai.

Só um pedido: aqui neste blogue, sempre que te referires ao Messias, escreve com "M" capitalizado. Todos os comentários que não seguirem essa regra interna não serão aceites.
Sobre a questão olha a matéria
“Tu aprendeste as tuas crenças antes de leres as Escrituras. [...] inventam na hora uma interpretação bizarra, que eles têm memorizado, ou rapidamente mudam de assunto. Mas eles não têm uma hermenêutica no verdadeiro sentido do termo. O que acontece é que eles aprendem as suas crenças antes de lerem a Bíblia [...] e então quando eles abrem a Bíblia pela primeira vez, eles já têm as doutrinas inseridas na sua mente. O que eles fazem a seguir é tentar forçar essas mesmas doutrinas na Bíblia”
Então a pessoa responde as questões com interpretações memorizadas ou mudam de assunto, o que é interpretação memorizada?
Mas o que foi dito em cima é verdade. Vocês são ensinados as doutrinas e depois da lavagem cerebral é que recebem permissão para ler a Bíblia. E quem o diz são vocês mesmos:
Portanto, a Bíblia é um livro organizacional e pertence à congregação Cristã, e não aos indivíduos, por mais sinceros que eles sejam nas suas capacidades de interpretar a Bíblia." (The Watchtower, Oct. 1, 1967, p. 587.)
Portanto, vocês não podem de maneira nenhuma interpretar a Bíblia sem que a Torre de Vigia vos diga como a interpretar.
É dizer “Jesus é plenamente Deus e plenamente homem, tem duas naturezas ao mesmo tempo” , “Jesus aqui estava falando quanto a sua natureza humana”, “Aqui é a economia da Trindade em ação, cada pessoa tem uma função diferente”, “Essa pergunta é unicista, na Trindade as três pessoas são distintas. não são a mesma”, essas coisas são DECORADAS, inclusive dizer “Só Deus é Senhor, mas Jesus é chamado de Senhor” também uma interpretação memorizada, com a leitura de apologia trinitária por aí…. 
Não vi nenhuma refutação ao que foi dito. Felizmente que temos várias evidências que demonstram como a Torre de Vigia controla os seus membros, impedindo-os de interpretar a Bíblia de uma forma que eles não aprovam.
“O que acontece é que eles aprendem as suas crenças antes de lerem a Bíblia”
Católicos e protestantes aprendem que Deus é uma Trindade antes de lerem a Bíblia. Quando vão ler a Bíblia já creem na Trindade antes.
E os Judeus que acreditam ou acreditavam na Trindade?

Embora o conceito da Trindade não estivesse tão entendido na altura, os Judeus já tinham uma ideia da Plularidade Pessoal dentro da Essência Divina:
"O Ancião de Dias tem três cabeças. Ele revela-Se através de três arquétipos, todos eles formando Um só. Ele é, portanto, simbolizado pelo número Três. Eles revelam-Se Um no Outro.
[Estes são] primeiro, a "Sabedoria", secreta, oculta. Acima vem o Santo Ancião; acima Dele, o Incognoscível. Ninguém sabe o que Ele contém; Ele está acima de todas as concepções." (Zohar, iii. 288b)
Note-se que isto de forma alguma valida o paganismo alegadamente presente no livro "Zohar". isto só confirma que, quem diz que o conceito da Trindade "é uma invenção Cristã" não sabe do que os próprios Judeus acreditavam ANTES do Cristianismo.

Fico à espera da tua justificação para o facto dos Judeus do antigamente terem uma visão Trinitária de Deus (parecida mas não igual à dos Cristãos e dos Judeus Messiânicos). Como é possível que dois grupos antagónicos cheguem à mesma posição em relação a Deus?
“quando eles abrem a Bíblia pela primeira vez, eles já têm as doutrinas inseridas na sua mente”
Quando católicos e protestantes abrem a Bíblia já estão com a Trindade inserida na sua mente.
Como vimos em cima, quem não pode interpretar a Bíblia à margem dos seus líderes religiosos são os Russelitas.
Os textos que o Ismael trouxe, primeiro ele cria na Trindade, depois ele chegou no texto e pos a Trindade dentro nele. Façamos o contrário, pegue o texto e tire dele os elementos da doutrina da Trindade. Foi isso que eu pedi ao fazer as perguntas: “Você consegue a partir deste texto retirar os elementos da doutrina da Trindade?” , se você não consegue sinal que primeiro você cria na Trindade, aí leu o texto conforme a doutrina que você aprendeu.
O problema é que vocês querem confirmar TODOS os atributos da Trindade com UM versículo. Que raio de "interpretação" é essa? O Conceito Bíblico da Trindade não depende só de um versículo, e nem contém todas as suas verdades numa só passagem.  Ao contrário da organização Torre de Vigia que passou 100 anos a inventar "profecias de Deus" (todas elas falsas), os Cristãos dependem de várias passagens da Biblia para melhor entender a Natureza de Deus.

Para finalizar, repito o que sempre digo aos Russelitas: para se confirmar a Trindade basta ver o Filho e o Espírito Santo a receberem honra reservada ao Criador. Mas isso seja feito, e como ninguém se transforma em Deus (Deus sempre foi Deus), todos os versículos que aparentemente joguem com a posição de que 1) o Senhor recebe honra Divina e 2) ninguém se transforma em Deus, têm que ser interpretados sob essa luz.

Dizer que o Senhor Jesus não é Deus porque não é o Pai, não anula a Trindade porque nenhum Cristão defende que o Pai e o Filho são a Mesma pessoa.

11 comentários:

  1. Para finalizar, repito o que sempre digo aos Russelitas: para se confirmar a Trindade basta ver o Filho e o Espírito Santo a receberem honra reservada ao Criador. Mas isso seja feito, e como ninguém se transforma em Deus (Deus sempre foi Deus), todos os versículos que aparentemente joguem com a posição de que 1) o Senhor recebe honra Divina e 2) ninguém se transforma em Deus, têm que ser interpretados sob essa luz.

    Em que textos bíblicos você vê Jesus ou o Espírito Santo recebendo a honra pertencente a Jeová?

    Isaías 42:8: "“Eu sou Jeová[YHWH]. Este é meu nome; e a minha própria glória não darei a outrem, nem o meu louvor a imagens entalhadas."

    Revelação 4:11 "“Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.”"

    No primeiro texto vemos Jeová dizendo que não aceita que outra criatura receba a sua honra, e no segundo texto vemos que Deus está recebendo louvores dos 24 anciãos. Não pode ser o Cristo por que nos versículo anterior(10), fala que eles "prostram-se diante Daquele que está sentado no trono e adoram", e no capítulo 5 Jesus é retratado como cordeiro e não como o que está sentado no trono, logo quem é adorado é Jeová e não Jesus.

    ResponderEliminar
  2. Em que textos bíblicos você vê Jesus ou o Espírito Santo recebendo a honra pertencente a Jeová?

    Sempre que é dito que o Senhor Jesus tem todo o poder no Universo (algo que só Deus tem) e quando é dito que o Espírito Santo é Eterno.

    Isaías 42:8: "“Eu sou Jeová[YHWH]. Este é meu nome; e a minha própria glória não darei a outrem, nem o meu louvor a imagens entalhadas."

    Não refuta que o Pai e Filho tenham a Mesma Natureza, visto que YHWH é o Nome do Pai e do Filho.

    Revelação 4:11 "“Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.”"

    Quem foi que criou todas as coisas?

    No primeiro texto vemos Jeová dizendo que não aceita que outra criatura receba a sua honra

    Ninguém disse o contrário. Aliás, a Bíblia diz que o Senhor Jesus Cristo e o Pai têm a Mesma Gloria:

    "Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;

    O Filho de Deus fala com o Pai e ora para que Ele O Glorifique. Que tipo de Glória é esta? A Bíblia diz:

    E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha Contigo antes que o mundo existisse. João 17:1-5

    Claro que vocês agora vão criar uma sub-categoria de "glória", como fizeram com a palavra "Deus", como forma de evitar aceitar que o Pai e o Filho têm a Mesma Natureza.
    Portanto, o Pai não dá a Sua Glória a criaturas, mas o Filho tem a Mesma Glória que o Pai.
    Qual é a conclusão?

    e no segundo texto vemos que Deus está recebendo louvores dos 24 anciãos. Não pode ser o Cristo por que nos versículo anterior(10), fala que eles "prostram-se diante Daquele que está sentado no trono e adoram", e no capítulo 5 Jesus é retratado como cordeiro e não como o que está sentado no trono, logo quem é adorado é Jeová e não Jesus.

    Eu volto a dizer, mostrar partes onde se vê Deus contraposto com o Senhor Jesus, não quer dizer que o Filho não tem a Mesma Natureza que o Pai. Eu já disse isto mil vezes mas pelos vistos tu não aceitas. Mostrar o Pai a ser adorado mas não o Filho nessa situação, não anula a Trindade.

    E o mesmo Livro que tu citas também mostra os anciãos a prostrarem-se em adoração perante o Cordeiro.

    "E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro," - Apocalipse 5:8

    Agora é só uma questão de tu criares mais um interpretação ao estilo da Torre de Vigia para dizer que de alguma forma, a adoração que os Anciãos davam ao Pai era diferente da adoração que davam ao Cordeiro.

    Conclusão:
    1. YHWH diz que a Sua Glória é só Dele.
    2. O Filho tem a Glória de YHWH, logo Ele é YHWH em união com o Pai (porque só YHWH tem a Glória de YHWH).
    3. Mostrar partes onde o Pai é adorado não anula que o Filho tenha a Mesma Natureza que o Pai
    4. Os anciãos prostraram-se perante o Pai e perante o Filho DE IGUAL MODO. Isto prova que o Pai e o Filho são YHWH em união.

    A Trindade tem todo o apoio Bíblico, enquanto que a noção de que o Senhor Jesus é outro "deus" é totalmente pagã e politeísta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não refuta que o Pai e Filho tenham a Mesma Natureza, visto que YHWH é o Nome do Pai e do Filho.

      Que textos que você tem mostrando que Jesus, é o YHWH?

      Revelação 4:11 "“Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.”"

      Quem foi que criou todas as coisas?


      Acho que o texto é claro, mas, se quiser mais referências tem alguns textos abaixo:

      Gênesis 14:19,22: "Abençoou-o então e disse:
      “Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo,
      Produtor do céu e da terra;[...] A isso Abrão disse ao rei de Sodoma: “Ergo deveras minha mão [em juramento] a Jeová[YHWH], o Deus Altíssimo, Produtor do céu e da terra"^

      Neemias 9:6: "“Só tu és Jeová[YHWH]; tu mesmo fizeste os céus, [sim,] o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo o que há sobre ela, os mares e tudo o que há neles; e tu preservas vivos a todos eles; e o exército dos céus se curva diante de ti."

      Isaías 40:28: "Acaso não vieste a saber ou não ouviste? Jeová[YHWH], o Criador das extremidades da terra, é Deus por tempo indefinido. Ele não se cansa nem se fatiga. Não se esquadrinha o seu entendimento."

      Agora veja a diferença do Filho

      Provérbios 8:22: "“O próprio Jeová[YHWH] me produziu como princípio do seu caminho, a mais antiga das suas realizações de há muito."

      Colossenses 1:15, 16: "Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque mediante ele foram criadas todas as [outras] coisas nos céus e na terra, as coisas visíveis e as coisas invisíveis, quer sejam tronos, quer senhorios, quer governos, quer autoridades. Todas as [outras] coisas foram criadas por intermédio dele e para ele.

      Revelação 3:14: "“E ao anjo da congregação em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:"

      Resumindo: Jesus foi criado, Jeová criou todas as coisas, sendo assim os anciãos estão falando com Jeová[YHWH] e não com Jesus, por que Ele criou todas as coisas, inclusive Jesus.

      No primeiro texto vemos Jeová dizendo que não aceita que outra criatura receba a sua honra

      Ninguém disse o contrário. Aliás, a Bíblia diz que o Senhor Jesus Cristo e o Pai têm a Mesma Gloria:

      "Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;

      O Filho de Deus fala com o Pai e ora para que Ele O Glorifique. Que tipo de Glória é esta? A Bíblia diz:

      E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha Contigo antes que o mundo existisse. João 17:1-5

      Claro que vocês agora vão criar uma sub-categoria de "glória", como fizeram com a palavra "Deus", como forma de evitar aceitar que o Pai e o Filho têm a Mesma Natureza.
      Portanto, o Pai não dá a Sua Glória a criaturas, mas o Filho tem a Mesma Glória que o Pai.
      Qual é a conclusão?


      Em quais dos textos diz que Jesus tinha, ou tem, a mesma glória que o Pai. Jesus só está afirmando a pré-existência humana, no céu. Jesus sempre foi o anjo mais poderoso de Jeová, o príncipe, ou chefe do seu exército.

      Josué 5:14: "A isso ele disse: “Não, mas eu — eu vim agora como príncipe do exército de Jeová.” Em vista disso, Josué lançou-se com a face por terra e prostrou-se, e disse-lhe: “Que diz meu senhor ao seu servo?”

      Daniel 10:13, 21: "Mas o príncipe do domínio real da Pérsia opôs-se a mim por vinte e um dias, e eis que veio ajudar-me Miguel, um dos mais destacados príncipes; e eu, da minha parte, permaneci ali ao lado dos reis da Pérsia.[...]No entanto, eu te contarei as coisas escritas na escritura da verdade, e não há ninguém que se mantenha forte comigo nestas [coisas] exceto Miguel, vosso príncipe."

      Eliminar
    2. E o mesmo Livro que tu citas também mostra os anciãos a prostrarem-se em adoração perante o Cordeiro.

      "E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro," - Apocalipse 5:8


      Onde o texto diz que os anciãos estão adorando o cordeiro, igual diz em Revelação 4:11? Prostrar-se a alguém nem sempre é um ato de adoração, mas, sim de reverência (1 Samuel 24:8; 2 Samuel 24:20; Salmos 45:11; 1 Samuel 2:36; 2 Reis 2:15).

      Nem mesmo Jesus aprova adoração de outra pessoa que não Jeová:

      Mateus 4:10: "Jesus disse-lhe então: “Vai-te, Satanás! Pois está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.’”"

      Jesus estava repetindo a ordem de Deuteronômio 10:20: "“Deves temer a Jeová[YHWH], teu Deus. A ele é que deves servir e a ele te deves apegar, e pelo seu nome deves fazer declarações juramentadas."

      Deste relato também podemos ver que se Jesus fosse parte de Deus não faria o menor sentido Satanás pedir para ser adorado por Ele, e que para Jesus, somente Jeová merece ser adorado. Note também que Jesus diz "ele" e não "nós", sendo assim, Jesus não acreditava que fazia parte de uma trindade ou que merecia ser adorado.

      Mateus 27:46: "Por volta da nona hora, Jesus exclamou com voz alta, dizendo: “Eli, Eli, lama sabactâni?” isto é: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”" - Jeová é Deus de Jesus

      João 17:3: "Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo." - Jeová é o único Deus verdadeiro

      João 20:17: "Jesus disse-lhe: “Pára de agarrar-te a mim. Porque ainda não ascendi para junto do Pai. Mas, vai aos meus irmãos e dize-lhes: ‘Eu ascendo para junto de meu Pai e vosso Pai, e para meu Deus e vosso Deus.’”" - Novamente Jesus afirma que o Pai é Deus dele.

      A Trindade tem todo o apoio Bíblico, enquanto que a noção de que o Senhor Jesus é outro "deus" é totalmente pagã e politeísta.

      Na verdade não, por exemplo, os judeus não adoravam uma trindade:

      Deuteronômio 6:4: "“Escuta, ó Israel: Jeová[YHWH], nosso Deus, é um só Jeová[YHWH]." - Não três deuses.

      João 8:54: "Jesus respondeu: “Se eu glorificar a mim mesmo, a minha glória não é nada. É meu Pai quem me glorifica, aquele que dizeis ser vosso Deus;" - Os judeus adoravam o Pai.

      O Dr. J. H. Hertz, um rabino, disse a respeito de Deuteronômio 6:4: “Este sublime pronunciamento de absoluto monoteísmo foi uma declaração de guerra contra todo politeísmo . . . A Shema exclui a trindade do credo cristão como violação da Unidade de Deus.” (The Pentateuch and Haftorahs", J. H. Hertz, 1941, Vol. 1, p. 215)

      Comentando sobre a adoção do conceito pagão da Trindade pela Igreja, a New Catholic Encyclopedia diz: “A formulação de ‘um só Deus em três pessoas’ não foi solidamente estabelecida, de certo não plenamente assimilada na vida cristã e na sua profissão de fé, antes do fim do 4.° século. Mas, é precisamente esta formulação que tem a primeira reivindicação ao título o dogma da Trindade. Entre os Pais Apostólicos, não havia nada, nem mesmo remotamente que se aproximasse de tal mentalidade ou perspectiva.”

      Similarmente, The Encyclopedia Americana diz: “O trinitarismo do quarto século de forma alguma refletiu com exatidão o primitivo ensino cristão sobre a natureza de Deus; foi, ao contrário, um desvio deste ensinamento.” A obra The Oxford Companion to the Bible chama a Trindade de uma entre uma série de “fórmulas doutrinais posteriores”.

      Eliminar
  3. Não refuta que o Pai e Filho tenham a Mesma Natureza, visto que YHWH é o Nome do Pai e do Filho.

    Que textos que você tem mostrando que Jesus, é o YHWH?


    Todos os textos que demonstram que o Senhor Jesus é Todo Poderoso (Mateus 28:19), visto que só há Um Todo Poderoso, ou aqueles onde Ele é

    tratado como Deus Forte (porque só YHWH é o Deus Forte).

    Revelação 4:11 "“Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque

    elas existiram e foram criadas por tua vontade.”"

    Quem foi que criou todas as coisas?

    Acho que o texto é claro, mas, se quiser mais referências tem alguns textos abaixo:

    Gênesis 14:19,22: "Abençoou-o então e disse:
    “Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo,
    Produtor do céu e da terra;[...] A isso Abrão disse ao rei de Sodoma: “Ergo deveras minha mão [em juramento] a Jeová[YHWH], o Deus Altíssimo,

    Produtor do céu e da terra"^


    Nunca te esqueças que sempre que tu mencionas o Nome de Deus YHWH, isso não anula a Trindade. Ao dizeres "Foi YHWH Quem criou todas as coisas"

    isso não anula a DIvindade do Senhor Jesus porque a Bíblia ensina que o Senhor Jesus também tem a Mesma Natureza que o Pai, e é YHWH com Ele.

    Isto é muito imporante que leves em consideração para não dares versículos que tu pensas que anulam a Trindade.

    Segundo, sim, a Bíblia diz que YHWH é o Criador, mas também diz que o Senhor Jesus criou TODaS as coisas (e não "todas as ]outras]

    coisas", como erradamente diz a vossa "tradução"). Portanto, se YHWH criou todas as coisas, e não havia mais nenhum deus com Ele quando Ele

    criou (Isaías 43:12), e como nenhum deus verdadeiro foi criado depois de YHWH (Isaías 43:10), então o Senhor Jesus, de Quem se diz ser o

    Criador de tudo e o Autor da Vida (Actos 3:15), é YHWH em união com o Pai.

    Neemias 9:6: "“Só tu és Jeová[YHWH]; tu mesmo fizeste os céus, [sim,] o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo o que há sobre

    ela, os mares e tudo o que há neles; e tu preservas vivos a todos eles; e o exército dos céus se curva diante de ti."


    Sim, só YHWH fez os céus e tudo o que existe, mas a Bíblia diz que o Senhor Jesus Cristo foi Quem fez todas as coisas. Como o Pai é Deus, e

    certamente Ele esteve directamente envolvido na criação, então o Senhor Jesus, embora hierarquicamente inferior ao Pai, tem a Mesma Natureza

    que Ele porque Ele (Jesus Cristo) é o Criador.

    Isaías 40:28: "Acaso não vieste a saber ou não ouviste? Jeová[YHWH], o Criador das extremidades da terra, é Deus por tempo indefinido.

    Ele não se cansa nem se fatiga. Não se esquadrinha o seu entendimento."

    Agora veja a diferença do Filho


    Erro crasso. Tu assumes que ond diz YHWH só está a falar do Pai, mas tu não podes assuir aquilo que está refutado pela Bíblia (ao atribuir

    poderes exclusivamente DIvinos ao Filho).

    Provérbios 8:22: "“O próprio Jeová[YHWH] me produziu como princípio do seu caminho, a mais antiga das suas realizações de há

    muito."


    Não há evidências de que está a falar no Filho de Deus, mas alegoricamente da Sabedoria de Deus. É estranho como vocês retiram quase

    todos as vossas doutrinas de Livros poéticos. Mas leste bem esse capítulo?

    "Quando Ele preparava os céus, aí estava eu" - Ou seja, enquanto YHWH criava todas as coisas a "Sabedoria" de Deus já existia. Se é assim, esta

    Sabedoria não pode ser o Senhor Jesus Cristo porque Quem criou os céus foi Ele mesmo:

    "Porque nEle [JESUS CRISTO] foram criadas todas as coisas que há, nos céus e na ter" (Col 1:16)

    "Todas as coisas foram feitas por Ele [o Filho de Deus], e, sem Ele, nada do que foi feito se fez." (João 1:3)

    Portanto se a Sabedoria estava perante YHWH enquanto Ele criava, e Quem estava a criar era o Filho de Deus, então a Sabedoria não pode ser o

    Filho de Deus, da foram como VOCÊS lêem esta passagem.

    ResponderEliminar
  4. Não refuta que o Pai e Filho tenham a Mesma Natureza, visto que YHWH é o Nome do Pai e do Filho.

    Que textos que você tem mostrando que Jesus, é o YHWH?


    Todos os textos que demonstram que o Senhor Jesus é Todo Poderoso (Mateus 28:19), visto que só há Um Todo Poderoso, ou aqueles onde Ele é

    tratado como Deus Forte (porque só YHWH é o Deus Forte).

    Revelação 4:11 "“Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque

    elas existiram e foram criadas por tua vontade.”"

    Quem foi que criou todas as coisas?

    Acho que o texto é claro, mas, se quiser mais referências tem alguns textos abaixo:

    Gênesis 14:19,22: "Abençoou-o então e disse:
    “Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo,
    Produtor do céu e da terra;[...] A isso Abrão disse ao rei de Sodoma: “Ergo deveras minha mão [em juramento] a Jeová[YHWH], o Deus Altíssimo,

    Produtor do céu e da terra"^


    Nunca te esqueças que sempre que tu mencionas o Nome de Deus YHWH, isso não anula a Trindade. Ao dizeres "Foi YHWH Quem criou todas as coisas"

    isso não anula a DIvindade do Senhor Jesus porque a Bíblia ensina que o Senhor Jesus também tem a Mesma Natureza que o Pai, e é YHWH com Ele.

    Isto é muito imporante que leves em consideração para não dares versículos que tu pensas que anulam a Trindade.

    Segundo, sim, a Bíblia diz que YHWH é o Criador, mas também diz que o Senhor Jesus criou TODaS as coisas (e não "todas as ]outras]

    coisas", como erradamente diz a vossa "tradução"). Portanto, se YHWH criou todas as coisas, e não havia mais nenhum deus com Ele quando Ele

    criou (Isaías 43:12), e como nenhum deus verdadeiro foi criado depois de YHWH (Isaías 43:10), então o Senhor Jesus, de Quem se diz ser o

    Criador de tudo e o Autor da Vida (Actos 3:15), é YHWH em união com o Pai.

    Neemias 9:6: "“Só tu és Jeová[YHWH]; tu mesmo fizeste os céus, [sim,] o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo o que há sobre

    ela, os mares e tudo o que há neles; e tu preservas vivos a todos eles; e o exército dos céus se curva diante de ti."


    Sim, só YHWH fez os céus e tudo o que existe, mas a Bíblia diz que o Senhor Jesus Cristo foi Quem fez todas as coisas. Como o Pai é Deus, e

    certamente Ele esteve directamente envolvido na criação, então o Senhor Jesus, embora hierarquicamente inferior ao Pai, tem a Mesma Natureza

    que Ele porque Ele (Jesus Cristo) é o Criador.

    Isaías 40:28: "Acaso não vieste a saber ou não ouviste? Jeová[YHWH], o Criador das extremidades da terra, é Deus por tempo indefinido.

    Ele não se cansa nem se fatiga. Não se esquadrinha o seu entendimento."

    Agora veja a diferença do Filho


    Erro crasso. Tu assumes que ond diz YHWH só está a falar do Pai, mas tu não podes assuir aquilo que está refutado pela Bíblia (ao atribuir

    poderes exclusivamente DIvinos ao Filho).

    Provérbios 8:22: "“O próprio Jeová[YHWH] me produziu como princípio do seu caminho, a mais antiga das suas realizações de há

    muito."


    Não há evidências de que está a falar no Filho de Deus, mas alegoricamente da Sabedoria de Deus. É estranho como vocês retiram quase

    todos as vossas doutrinas de Livros poéticos. Mas leste bem esse capítulo?

    "Quando Ele preparava os céus, aí estava eu" - Ou seja, enquanto YHWH criava todas as coisas a "Sabedoria" de Deus já existia. Se é assim, esta

    Sabedoria não pode ser o Senhor Jesus Cristo porque Quem criou os céus foi Ele mesmo:

    "Porque nEle [JESUS CRISTO] foram criadas todas as coisas que há, nos céus e na ter" (Col 1:16)

    "Todas as coisas foram feitas por Ele [o Filho de Deus], e, sem Ele, nada do que foi feito se fez." (João 1:3)

    Portanto se a Sabedoria estava perante YHWH enquanto Ele criava, e Quem estava a criar era o Filho de Deus, então a Sabedoria não pode ser o

    Filho de Deus, da foram como VOCÊS lêem esta passagem.

    ResponderEliminar
  5. Colossenses 1:15, 16: "Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque mediante ele foram criadas todas as [outras] coisas nos céus e na terra, as coisas visíveis e as coisas invisíveis, quer sejam tronos, quer senhorios, quer governos, quer autoridades. Todas as [outras] coisas foram criadas por intermédio dele e para ele.

    Ah, a famosa perversão de Col 1:15, feita como forma de confirmar a vossas teses. Mas vamos levar a vossa lógica até ao fim: Quais foram as coisas que não foram criadas pelo Filho de Deus? Ele mesmo? Então tudo o resto foi criado por Ele, certo? Então Ele foi Ele Quem criou os céus e a Terra, e logo, Ele não é a Sabedoria de Prov 8.

    Repara: eu não aceito a vossa interpretação de Prov 8; eu só estou a usar a VOSSA interpretação contra vocês mesmos.

    Revelação 3:14: "“E ao anjo da congregação em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:"

    A Fonte da Criação de Deus, e não o Primeiro a ser Criado.

    Resumindo: Jesus foi criado

    Como vimos, não há evidências para isso. Pelo contrário, a Bíblia diz que Ele é o Criador de todas as coisas, e logo, Ele não é a Sabedoria de Prov 8

    Jeová criou todas as coisas

    Exacto. E a Bíblia diz que Quem criou os céus e a Terra foi o Filho de Deus, e, como a Bíblia diz que foi YHWH Quem criou tudo, então o Nome YHWH pertence ao Pai e ao Filho.

    sendo assim os anciãos estão falando com Jeová[YHWH] e não com Jesus, por que Ele criou todas as coisas, inclusive Jesus.

    Como o Filho criou todas as coisas (João 1:3), então os anciãos podem sim ter-se prostrado perante o Filho.

    "No primeiro texto vemos Jeová dizendo que não aceita que outra criatura receba a sua honra"

    Ninguém disse o contrário. Aliás, a Bíblia diz que o Senhor Jesus Cristo e o Pai têm a Mesma Gloria:

    "Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;

    O Filho de Deus fala com o Pai e ora para que Ele O Glorifique. Que tipo de Glória é esta? A Bíblia diz:

    E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha Contigo antes que o mundo existisse. João 17:1-5

    Claro que vocês agora vão criar uma sub-categoria de "glória", como fizeram com a palavra "Deus", como forma de evitar aceitar que o Pai e o Filho têm a Mesma Natureza. Portanto, o Pai não dá a Sua Glória a criaturas, mas o Filho tem a Mesma Glória que o Pai. Qual é a conclusão?

    Em quais dos textos diz que Jesus tinha, ou tem, a mesma glória que o Pai.



    Aqui: --> "E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha Contigo". Será possível que não vejas a verdade bem à tua frente?

    ResponderEliminar
  6. Jesus só está afirmando a pré-existência humana, no céu.

    Não. A oração do Senhor Jesus diz que Ele vivia antes de tudo com o Pai, e que Ele tinha a Glória de Deus. No entanto, Isaías diz que Deus não dá a Sua Glória a ninguém. A Glória de YHWH pertence a YHWH. Se o Filho tinha e tem a Glória do Pai, então Ele só pode ser YHWH em Unidade com o Pai.

    Sinceramente, não entendo a dificuldade em aceitar o que a Biblia diz. É mais importante para ti estar de acordo com a Organização Torre de Vigia do que com a Bíblia? Ou vais inventar ou uma "glória" só como forma de evitares a conclusão óbvia de que o Nome YHWH pertence ao Pai e ao Filho?

    Jesus sempre foi o anjo mais poderoso de Jeová, o príncipe, ou chefe do seu exército.

    Josué 5:14: "A isso ele disse: “Não, mas eu — eu vim agora como príncipe do exército de Jeová.” Em vista disso, Josué lançou-se com a face por terra e prostrou-se, e disse-lhe: “Que diz meu senhor ao seu servo?”


    Tu ao identificares o Mensageiro de YHWH com o Senhor Jesus, revelas que Jesus Cristo é YHWH porque Este Mesmo "Anjo" é Quem aparece na Sarça ardente. Lembras-te como Ele se identificou quando o Anjo do Senhor apareceu na Sarça Ardente?

    "EU SOU O QUE SOU" = YHWH

    ResponderEliminar
  7. E o mesmo Livro que tu citas também mostra os anciãos a prostrarem-se em adoração perante o Cordeiro.

    "E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro," - Apocalipse 5:8

    Onde o texto diz que os anciãos estão adorando o cordeiro, igual diz em Revelação 4:11?


    Tal como eu previa, tu vais deturpar a Bíblia, e criar um outro tipo de adoração quando as situações são idênticas. O teu preconceito não te deixa ver que o Senhor Jesus é digno de ser adorado como YHWH porque tu já decidiste, à margem da Bíblia, que o Senhor Jesus NÃO PODE SER aquilo que a Bìblia diz que ele é (YHWH). Vês como funciona a indoutrinação? Qualquer pessoa te pode mostrar versículo atrás de versículo a revelar a Glória do Senhor Jesus (igual à Glória que só pertence a YHWH - João 17:5 + Isaías 42:8) mas tu não queres aceitar aquilo que a tua religião te diz para não aceitar (que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são o Deus Único).

    Nem mesmo Jesus aprova adoração de outra pessoa que não Jeová:

    Mateus 4:10: "Jesus disse-lhe então: “Vai-te, Satanás! Pois está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.’”"


    Ai não? Então vê: "Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-No, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus." Mateus 14:33. Repara que quando Pedro foi alvo de uma adoração deste tipo, ele rapidamente disse à pessoa para parar:

    * "E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se aos seus pés, o adorou Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem." Actos 10:25-26

    E quando João quis adorar um anjo, ele (o anjo) impediu-o:

    "E eu lancei-me aos seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha, não faças tal: sou teu conservo, e dos teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus: adora a Deus" Rev 19:10

    "E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus." Rev 22:9

    Resumindo, o Senhor Jesus disse que só YHWH merece ser adorado, mas quando ELE foi adorado, Ele não os impediu; Pedro e o anjo foram rápidos a dizer a quem os tentou adorar para pararem de os adorar. Estás mesmo disposto a dizer que o Senhor falhou ao não dizer aos Seus discípulos para não O adorarem, ou será que Ele sabia que Ele é DIgno de Adoração? Será que Pedro e os anjos foram moralmente superiores ao Senhor Jesus Cristo, ou será o Senhor Jesus o Filho de Deus que tem sobre Si o Nome do Pai (YHWH)?

    Eu acho que a resposta é óbvia, mas tu não vais aceitar o que a Bíblia diz porqur a tua organização não quer que tu aceites.

    ResponderEliminar
  8. A Trindade tem todo o apoio Bíblico, enquanto que a noção de que o Senhor Jesus é outro "deus" é totalmente pagã e politeísta.

    Na verdade não, por exemplo, os judeus não adoravam uma trindade:

    Deuteronômio 6:4: "“Escuta, ó Israel: Jeová[YHWH], nosso Deus, é um só Jeová[YHWH]." - Não três deuses.


    A palavra hebraica usada neste versísulo é "echad", que é uma unidade que deixa a porta aberta para uma multiplicidade. Ou seja, é o tipo de palavra que pode ser usada para fazer alusão a uma diversidade dentro da unidade.

    Para tu veres que isto é assim, basta levar em conta que quando o filósofo Judeu Maimonides construiu a declaração de fé do seu Judaísmo, em vez de usar a palavra "echad", que é a que está no Torah, usou "yachid". E porquê? Porque ele, como conhecedor do hebraico, sabia que a palavra "echad" dá apoio à Trindade, enquanto que "yachid" não.

    Por exemplo, em Génesis 2:24, quando a Bíblia diz "e os dois serão uma (echad) carne", tu podes ver que esta unidade é composta pelo marido e pela esposa. Logo, o Deut 6:4 não refuta a Trindade. Pelo contrário, em vez de dar apoio à paganismo unitarianista (um deus feito à imagem dos homens), a Biblia dá apoio à Trindade (Deus tal como a Bíblia revela).

    João 8:54: "Jesus respondeu: “Se eu glorificar a mim mesmo, a minha glória não é nada. É meu Pai quem me glorifica, aquele que dizeis ser vosso Deus;" - Os judeus adoravam o Pai.

    Vemos mais uma vez o Filho a receber a gloria que só pertence a YHWH, quando Isaías 42:8 claramente diz que a Glória de YHWH não é dada a ninguém.

    ResponderEliminar
  9. O Dr. J. H. Hertz, um rabino, disse a respeito de Deuteronômio 6:4: “Este sublime pronunciamento de absoluto monoteísmo foi uma declaração de guerra contra todo politeísmo . . . A Shema exclui a trindade do credo cristão como violação da Unidade de Deus.” (The Pentateuch and Haftorahs", J. H. Hertz, 1941, Vol. 1, p. 215)

    Pelo contrário, a palavra "echad" usada pelo Espírito Santo refuta o pseudo-judaismo inventado pelos talmudistas, e refuta o paganismo proposto pelos Russelitas.

    E para tu veres como os Judeus tinha uma noção rudimentar a Pluralidade dentro doe Deus Único, olha o que eles escreveram no Zohar.Embora o conceito da Trindade não estivesse tão entendido na altura, os Judeus já tinham uma ideia da Plularidade Pessoal dentro da Essência Divina:

    -----> ""O Ancião de Dias tem três cabeças. Ele revela-Se através de três arquétipos, todos eles formando Um só. Ele é, portanto, simbolizado pelo número Três. Eles revelam-Se Um no Outro.

    [Estes são] primeiro, a "Sabedoria", secreta, oculta. Acima vem o Santo Ancião; acima Dele, o Incognoscível. Ninguém sabe o que Ele contém; Ele está acima de todas as concepções."
    (Zohar, iii. 288b) <-------

    Note-se que isto de forma alguma valida o paganismo alegadamente presente no livro "Zohar". isto só confirma que, quem diz que o conceito da Trindade "é uma invenção Cristã" não sabe do que os próprios Judeus acreditavam ANTES do Cristianismo.

    Agora explica-me: como foi que estes Judeus obtiveram um conceito de Deus parecido com o dos Cristãos em torno da NAtureza de Deus? Ou vais rejeitar agora o que os Judeus dizem quando eles não concordam contigo?

    Comentando sobre a adoção do conceito pagão da Trindade

    Pagão é o conceito de "deuses" menores a criar o universo, enquanto o Deus Grande fica a olhar.

    a New Catholic Encyclopedia diz: “A formulação de ‘um só Deus em três pessoas’ não foi solidamente estabelecida, de certo não plenamente assimilada na vida cristã e na sua profissão de fé, antes do fim do 4.° século.

    E se eu te encontrar referências de Cristãos do PRIMEIRO SÉCULO ou do SEGUNDO SÉCULO a falar da Trindade, tal como nós falamos hoje?

    Similarmente, The Encyclopedia Americana diz: “O trinitarismo do quarto século de forma alguma refletiu com exatidão o primitivo ensino cristão sobre a natureza de Deus

    Olhando para a história do Cristianismo, torna-se claro que a DIvindade e a existência Eterna do Filho de Deus foi defendida desde o princípio. Mas talvez a Encyclopedia Americana saiba algo que nós não saibamos.

    ResponderEliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto e nem responderás só com links.
6. Escreverás "Deus" e não "deus", "Bíblia" e não "bíblia", "Jesus" e não "jesus".
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.